VITA DELLA CONGREGAZIONE
Devemos ser como os amigos de Bethânia junto aos quais Jesus costumava descansar (Pe. Dehon).
A comunidade Bethânia foi fundada em 14 de março de 1995. É uma Entidade Filantrópica sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública Municipal, sediada à Rua Pe. Gattone, 112 - 88350-000 - Brusque, SC, como o foro na Comarca de Brusque, SC.
Seguindo o que prevê nosso Estatuto, a comunidade está aberta para acolher jovens drogados, alcoólatras, menores abandonados e portadores do vírus HIV. Não temos uma faixa etária predominante. Acolhemos aqueles que se adaptam às condições que podemos oferecer.
Além da moradia, oferecemos gratuitamente a alimentação e os cuidados básico de higiene e saúde. Todo o atendimento em Bethânia è gratuito e isso inclui o trabalho de todos. Não temos nenhum funcionário contratado.
Os responsáveis pelo acompanhamento diário são os consagrados que vivem em Bethânia, voluntariamente, sem nenhum vínculo empregatício.
Aqueles cujos familiares podem ajudar financeiramente o fazem através de doações mensais à comunidade usando para isso uma de nossas contas bancárias.
Problemas e desafios que nos motivaram
- O grande número de jovens drogados em nossa região.
- O aumento do número de contaminados pelo Vírus HIV, a grande maioria diretamente relacionada às drogas.
- O grande número de adolescentes que ficam grávidas, solteiras e são abandonadas por seus parceiros e por seus pais.
- O crescente número de menores abandonados nas periferias de nossas cidades.
- A necessidade uma ação concreta de promoção social e um sério trabalho visando a transformação da sociedade.
- Trabalhando e atendendo diariamente inúmeros casos de jovens que buscam nas drogas a solução para seus problemas foi crescendo em nós um profundo desejo de criar o Recanto Bethânia, como uma contribuição séria e efetiva na busca de solução para este seríssimo problema e suas terríveis conseqüências.
Porque o nome Bethânia?
Segundo a tradição cristã, com base na Sagrada Escritura, em Bethânia moravam os grandes amigos de Jesus: Lázaro, Marta e Maria (cf. Lc 10,38; Jo 11,1ss). Era o Recanto de Jesus, o lugar onde encontrava descanso, repouso, carinho e amizade profunda e verdadeira. Bethânia é o lugar que sabia acolher Jesus. Nós também, queremos acolher o Cristo que vem até nós, através de cada um desses nossos irmão marginalizados e oprimidos.
Procuramos ver Jesus Cristo em cada jovem e adolescente drogado, prostituído, doente e que perdeu o sentido de sua vida. Procuramos ser sinais da vida plena que é Jesus para todos aqueles que perderam o sentido da vida.
Recanto Bethânia
Temos um terreno com cerca de 75.000 mq. Aí temos construído atualmente 5 casas: uma para acolhimento de moças (16 moças), outra para acolhimento de rapazes (32 rapazes), uma para o casal consagrado, uma para serviços gerais e o refeitório comunitário. Temos também um minizoológico com vacas, cabras, coelhos, cães, galinhas, patos, marrecos, macacos, e pássaros variados, além de uma lagoa com mais de 8 mil peixes. Neste ano inauguramos também um Recanto em Curitiba, onde vivem atualmente 4 moças e 7 rapazes.
A vida no recanto è muito simples. Levantamos às 7h00 e em seguida temos a oração da manhã e o café. Depois temos um grande período reservado ao trabalho. Às 12h00 temos oração e almoço. Das 14h00 à 17h00 temos trabalho externo, depois esporte e oração. Às 19h00 tem o jantar e em seguida a reunião nos grupos de vida. Às 22h30 vem o merecido repouso.
Três atitudes são fundamentais em nosso carisma:
1. acolher a cada um de nós e a cada visitante com um sorriso;
2. como Jesus, jamais perderemos tempo com discussões;
3. nunca iremos dormir sem nos abraçar um ao outro.
Trabalho
Um dos pontos fundamentais do trabalho de recuperação com dependentes de drogas é o trabalho sério e metódico. O trabalho é parte fundamental do processo de libertação. Aprender a fazer um trabalho duro com uma boa atitude é sinal de maturidade e um bom reflexo do crescimento pessoal e especialmente espiritual. Pela cultura da droga aprende-se como negociar e roubar. Em Bethânia olhamos para o trabalho como um privilégio sagrado. Ser criativo e produtivo é uma herança outorgada por Deus, e por meio do trabalho criamos dignidade e auto-estima. Por isso nosso horário comunitário prevê dois grandes momentos de trabalhos.
Terapia em Grupos
Para um melhor acompanhamento personalizado de cada um de nossos filhos, a comunidade é dividida em grupos de Trabalho e de Vivência, tendo cada grupo um dos consagrados como responsáveis. Cabe ao consagrado promover reuniões periódicas de avaliação com os membros de seu grupo, bem como reservar diariamente um tempo mínimo de 15 minutos para diálogo pessoal com cada um.
Nossos filhos
Em Bethânia procuramos tratar aqueles que vivem conosco como verdadeiros filhos e não como pacientes internados. Nosso carisma é acolher cada um e não simplesmente recuperar. A recuperação é um processo e é fruto do acolhimento. Não existe um tempo fixo de permanência em nosso Recanto. A graça de Deus, o esforço pessoal, o nívile de intoxicação, a facilidade de adaptar-se a um novo estilo de vida não podem ser mensurados e nem limitados a um tempo pré-determinado. Existe um tempo básico que pode variar de 6 a 12 meses.
Como sobrevivemos?
Desde a fundaço de nosso comunidade temos um bon número de benfeitores que nos acompanham com suas orações e doações. Não temos nenhum convênio com poderes públicos e também não cobramos nenhuma taxa. Vivemos da providência de Deus. Mensualmente recebemos doações através da conta de energia elétrica e também promovemos pequenas festas beneficentes. Todo o trabalho que se desenvolve no Recanto é gratuito. Temos um bom grupo de médicos e dentistas que nos ajuda, bem como uma psicóloga e uma cabeleireira.
Bethânia em números
A partir da fundação em 14 de março de 1995, começamos a trabalhar no projeto. Em 12 de outubro do mesmo ano celebramos a primeira missa no terreno onde hoje temos o Recanto São João Batista. A partir de 1° de maio de 1996, com a inauguração da primeira casa, começamos a receber jovens no Recanto. Até agora passaram pelo Recanto 213 adolescentes, jovens ou adultos. Destes, 59 estão vivendo em um dos dois recantos; 7 são jovens consagrados e 5 são postulantes que estarão se consagrados em 12 de outubro de 1998.
Temos um elevado índice de recuperação. Dos que ficam conosco, ao menos três meses, mais de 70% está vivendo longe das drogas e do álcool. Em nível de Brasil e de trabalho com dependentes químicos é um índice bastante elevado.
Infelizmente não podemos atender a todos que nos procuram. Atualmente temos 127 inscritos na fila de espera. Estes já fizeram a primeira entrevista e estão esperando uma vaga em um dos recantos. Por isso estamos trabalhando para expandir nossa capacidade de acolhimento.
Sabemos que as dificuldades e os desafios são muitos, mas, como dizia nosso fundador, a pessoa que quer mudar a sociedade não pode ter idéias tímidas.