1. O XX Capítulo geral contou com a presença de um grupo de representantes dos leigos e de consagradas que partilham nossa inspiração dehoniana. Pelo seu testemunho eles puderam expressar seu caminho espiritual e seu conhecimento sobre a congregação.
O mesmo capítulo geral, em seu documento "Nós Congregação a serviço da missão" (cf. IV, 6) inseriu o tema da Família Dehoniana em sua programação para os sexénio 1997-2003. Aprovou também uma moção (nº 1) sobre o laicado dehoniano na qual:
- se pede tomada de consciência da existência de uma variedade de grupos que vivem2. O Governo geral, fazendo ecoar a voz do Capítulo, apontou alguns elementos para esclarecer o que entendemos por "Família Dehoniana" e insistiu na necessidade de se respeitar os diferentes estados de vida, nos quais se encarna o carisma dehoniano, bem como sua autonomia e organização própria.nossa espiritualidade;
- se fala das dificuldades de algumas províncias em iniciar este tipo de coisa pela falta de
um ponto d referência;
- se pede que Conselho geral elabore um documento definindo a características do laicado
dehoniano.
3. Para executar o que se pede na Moção nº 1, o Governo geral decidiu envolver os próprios leigos no processo pedindo-lhes
- que estudem o perfil do laicado dehoniano e os tipos de relacionamento que deve haverUma vez que os Superiores estão em contacto directo com os vários grupos, pedimos que convidem aqueles que são reconhecidos como "leigos dehonianos" a se reunirem e se organizarem em nível nacional e, se possível, por áreas geográficas para estudar os temas propostos.entre os diversos componentes da família dehoniana;
- que façam encontros por áreas geográficas (internacionais).
Destarte se alcançarão os objectivos estabelecidos pelo Capítulo geral através da contribuição das pessoas envolvidas.
Este trabalho deverá ser feito até 30 de setembro de 1999, e o resultado, ser comunicado a Roma até fins de outubro a fim de permitir a elaboração de um documento.
4. O Governo geral convoca o Encontro Internacional da Família Dehoniana para os dias 9-13 de outubro de 2000, em Roma.
Trata-se de um encontro de todos os componentes da Família dehoniana e não apenas de leigos.
Considerando as respostas ao questionário sobre a Família Dehoniana (Carta do P. Wardjito de 22/05/98), já enviadas a Roma, eis um proposta:
a. Tema geral:
- a família dehoniana; natureza, características, significado, critérios de afiliação, seusN.B. Deve-se pensar num aprofundamento dos temas sob o aspecto, teológico, eclesial, carismático e pastoral.diversos componentes, relações entre eles, papel da Congregação, perfil particular de
cada componente.
- problemas, desafios e expectativas da Família dehoniana. Possíveis campos de
cooperação.
b. Preparação do encontro:
- nomear uma comissão de peritos cuja tarefa é:Seria necessário especificar melhor. Considerando o interesse demonstrando pelos padres Girardi e Perroux, acreditamos poder:* elaborar um documento de trabalho- as Províncias e Regiões que têm grupos de leigos devem manter contacto com o* recolher as contribuições dos encontros de leigos, por áreas geográficas, e dos outros
componentes
* preparar o necessário para o encontro
* definir o número e os critérios de participação
* estudar as formas de custeio do encontro
Responsável em Roma:
* através do Superior Maior ou outra pessoas indicada ad hoc5. O que se pode providenciar em Roma:* por meio dos encarregados de cada grupo
* enviando informação sobre o que se faz
* dando a conhecer os programas de formação e de apostolado destes grupos
* enviando sugestões para o encontro.
- coordenar a circulação de informações6. A título de informação, deve-se lembrar que existem Religiosas e- providenciar as palestras sobre Pe. Dehon e nossa espiritualidade
- coordenar o encontro em si
- procurar esclarecer o que consta da Moção nº 1
- preparar algum subsídio para formação e aprofundamento.
Dehonianas. É um fenómeno diversificado:
- existem religiosas sob esta inspiração (na Europa e no Brasil)Toda essa gente tem identidade própria, organização e autonomia mas sentem-se partilhando do mesmo carisma. Elas gostariam de explicitar melhor sua comunhão conosco. O que fazer?- existem religiosas que, no passado, tiveram muito contacto conosco e ainda sentem-se
próximas (Servantes du Sacré-Coeur, de S. Quintino, Soeurs Victimes du Sacré-
Coeur, de Namur). Pe. Dehon as cita em seu Testamento Espiritual.
- algumas congregações, fundadas por dehonianos, que pedem uma forma de agregação (Irmãs do Sagrado Coração de Aliwal North)
- existem institutos seculares (CM, IR)
-outras formas de consagração (Virgens Consagradas).
I. Perfil do leigo dehoniano
Este roteiro tem por finalidade ajudar os grupos que se referem à Congregação scj e a cada religioso, a definir a própria posição em vista de uma afiliação à Família Dehoniana.
"Por família dehoniana entendemos o conjunto dos diversos componentes (scj, consagrados/as, leigos/as que reconhecem no Pe. Dehon "pai" da própria vida espiritual e se reconhecem entre si irmãos e irmãs enquanto participam da mesma espiritualidade e missão." (Projeto Nós Congregação a Serviço da Missão, n. 25)
A variedade de grupos é uma riqueza e também uma forma de confusão. As perguntas que seguem podem esclarecer muitas dúvidas e aprofundar a reflexão.
1. Por que nos declaramos leigos?
2. O que caracteriza o leigo cristão?
3. Para nos chamarmos leigos dehonianos:
a) É suficiente pertencer a um grupo de alguma forma ligado aos dehonianos?4. O que se exige para que o grupo se defina como dehoniano?b) É necessário pertencer a algum grupo?
c) É suficiente uma opção temporária ou é necessária uma opção definitiva?
d) Basta partilhar a missão dehoniana sem sua espiritualidade?
e) Basta trabalhar com os dehonianos, tê-los conhecido ou trabalhado com eles?
f) É suficiente partilhar sua espiritualidade e não sua missão?
a) Quais seus interesses típicos?5. No grupo:b) Quais os conteúdos e seu programa de formação?
c) Que atividades privilegiar?
a) Que referência se faz à espiritualidade e à missão do Pe. Dehon na Igreja no mundo?6. No seu grupo:b) Quais são os valores dehonianos que podem caracterizar e estilo de vida de um leigo?
c) O que o o leigo dehoniano tem a dar e a dizer à Igreja e ao mundo de hoje?
a) Qual é o caminho para se agregar e pertencer ao grupo7. Existe renovação dos membros do grupo?b) Qual é a função do grupo para inserir alguém na Família Dehoniana?
c) Existe um regulamento ou um estatuto?
8. Leigos dehonianos e religiosos scj:
a) Que tipo de acompanhamento se espera dos scj?9. O que é um leigo dehoniano? Tracem sua identidade.b) Que tipo de relacionamento o grupo tem com os religiosos scj?
II. Relações entre os leigos dehonianos e com os outros componentes da Família dehoniana.
1. Que tipo de conhecimento e de relações há entre os vários grupos de leigos dehonianos, dentro de seu país e de seu continente?
- O que já existe?2. Que tipo de iniciativas concretas de colaboração vocês já têm ou desejam ter?- O que deveria existir?
3. Que tipo de autonomia e de coordenação existe entre vocês com respeito à:
- condição de leigos4. Como podem ser inseridos na Família Dehoniana aqueles que vivem a espiritualidade dehoniana sem pertencerem a algum grupo?- logística
- organização
- economia
5. Com os outros componentes da Família Dehoniana:
a) Que relacionamento organizado existe? O que gostariam de ter?6. Com os dehonianos scj:b) Em que campos e setores há colaboração entre os vários componentes?
c) O que gostariam de propor?
a) Quais são as suas expectativas em relação à Congregação SCJ:7. Que propostas concretas vocês têm a sugerir para fomentar a comunhão entre os vários elementos da Família Dehoniana (Ex. dia do Pe. Dehon, festa do S. Coração, subsídios, livro de orações, etc)?- em nível local?b) Que papel deveriam exercer os scj na Família Dehoniana?- em nível provincial?
- em nível internacional?
8. Existe uma comissão mista (scj-consagrados-leigos) na sua região?
- Existe algum informativo dos grupos dehonianos?9. Quais são suas expectativas em relação ao Encontro Internacional de 2000?- Que subsídios de formação existem?