Província Mocambicana

CARTA ÀS COMUNIDADES 20

Com ainda no coração a alegria pascal, revigorada pelos numerosos Baptismos e Casamentos que em todas as comunidades cristãs se realizaram, tivemos em Quelimane, nos dias 18-19 de abril o Encontro dos Superiores. E logo a seguir, no dia 20, o encontro do Directivo Provincial.

1. INFORMAÇÕES

No dia 18 de abril iniciou com o retiro que ocupou a parte da manhã, o encontro dos superiores, que continuou no dia 19. Estiveram presentes todos os Superiores das Comunidades e os membros do Conselho Provincial.

Cada Superior informou sobre a sua comunidade: assim partilhámos alegrias e preocupações, sucessos e projectos ainda não concluídos. Apareceu o rosto da província, em que emerge que as comunidades vivem em clima de serenidade, trabalho e empenho.

O Provincial informou sobre a sua viagem aos Camarões. A visita aos Camarões foi positiva. O clima no Estudentato de Ngoya é muito bom: nota-se um trabalho formativo contínuo e profundo. A introdução duma caixa comum e correcção fraterna por grupos serviu muito. Para os nossos é como que uma "propedêutica" à vida da nossa Província. Nos contactos com os jovens religiosos o P.e Provincial pediu sobretudo de ter sentido de pertença, de sentir a Província como a sua família e a comunidade como a sua casa, os votos e o carisma como a sua divisa e identidade. 6 jovens religiosos terminarão em junho os seus estudos de teologia e regressarão a Moçambique para se inserirem na vida da Província. São eles: Abel, Augusto, Damião, José, Lázaro e Marcos. O mesmo acontecerá com Ir. José, que terminará em julho os estudos no ISMMA de Maputo.

Para a sua inserção ainda não foi concretizado nada de específico. No entanto o Provincial já tratou a questão com eles, que manifestaram as suas preferências, chegando a algumas orientações.

O P.e Gritti, é muito apreciado. Vista a necessidade da sua presença e as exigências de acompanhar os nossos jovens religiosos que ficarão mais um ano nos Camarões; permanecerá no Estudentato de Ngoya até junho de 2002.

O P.e Provincial informou também que o Ir. Pedro Camplani permanecerá alguns meses em Pemba, a pedido do novo Bispo, dom Francisco Chimoio.

O Arcebispo de Nampula, dom Tomé, apresentou uma pedido com proposta para uma inserção dos dehonianos em Nampula. O Directivo está a avaliar as possibilidades de assumir um compromisso pastoral na cidade, mas ainda não chegou a uma decisão quanto ao lugar, às pessoas e ao serviço a desenvolver.

Continua o projecto SIDA, mas ainda numa fase limitada, como serviço de "bons samaritanos" a alguns doentes no hospital e nas famílias de Quelimane. Estudar-se-á qual o passo sucessivo para concretizar algo mais neste sentido. A Doutora Magda que trabalha nesse campo específico deu-nos algumas sugestões em vista duma mais eficaz acção-intervenção.

Já muitos sabem, e seja talvez tarde, mas nunca é demais dar as boas vindas aos dois "fratres" brasileiros que estão entre nós: Manuel, que está na Casa Coração de Jesus, e Gilberto que está em Milevane. É a concretização do primeiro passo duma promissora futura colaboração com os dehonianos Brasileiros.

2. ECONOMIA

No encontro dos Superiores e no Conselho que seguiu, o P.e Toller apresentou a situação actual da economia da província e alguns pedidos.

Assim o P.e Ecónomo apresentou e entregou um novo modelo para preparar o balanço da comunidade e da Província, tendo em conta as vozes utilizadas a nível Geral. Este esquema passará a ser obrigatório neste ano 2001. Pediu assim que cada comunidade passe desde já a organizar as vozes do balanço seguindo o modelo apresentado.

Depois de ouvido o parecer dos Superiores no Conselho foram aprovados os trabalhos a realizar-se no Noviciado na parte mais urgente deixando porém à Comissão Económica rever o projecto do Noviciado na parte relativa à enfermaria provincial e o projecto completo da reabilitação da Casa P.e Dehon de Maputo.

Foi também aceite a proposta de utilizar os fundos da província para cobrir o subsídio para os estudantes universitários no ano 2001, visto que de Roma não chegou a quantia total esperada e necessária.

3. VÁRIAS

Lembramos a todos que em Junho, nos dias 19-20-21-22, teremos a nossa Assembleia em Quelimane, com o tema: "Economia e Reino num espírito de pobreza"; terá o seu início com meio dia de retiro, orientado pelo P.e Ciscato. Haverá depois uma intervenção bíblica de P.e Carlos, uma intervenção de P.e Comastri e outra de P.e Toller sobre o voto de pobreza. Em breve um questionário de reflexão será enviado às comunidades para preparar-se à Assembleia.

A Assembleia terminará com a celebração em conjunto da festa do S. Coração de Jesus. No dia seguinte, 23 de junho, haverá a passagem da Paróquia da S. Família ao clero diocesano. Uma nota curiosa: no dia 21 de junho, na parte da tarde, haverá a primeira eclipse total de sol do novo milénio, e em Quelimane teremos uma cobertura que rondará os 100%.

Eis o esboço de programa:

tarde: trabalhos em grupos Recordamos desde já que a Assembleia de Janeiro 2002 terá a presença de P.e Ornelas, que orientará o Retiro. As datas ainda não estão fixas, mas conforme se falou na Assembleia 2000 será na segunda semana de janeiro.

Por último é esta a ocasião para apresentar os parabéns ao novo Directivo, nomeado pelo P.e Geral no dia 18 de Abril de 2001:

Provincial P.e Onório Matti

1º Conselheiro P.e Claudio Dalla Zuanna

2º Conselheiro P.e Carlos da Cunha Sousa Lobo

3º Conselheiro P.e Renato Comastri

4º Conselheiro P.e Azevedo Saraiva

A eles vão as nossas orações e a nossa colaboração na condução da nossa Província.

Tomarão posse a partir do dia 19 de junho de 2001.

Quelimane, 1 de Maio de 2001
Pe. Alessandro Capoferri, scj
Secretário Provincial