CARTA ÀS COMUNIDADES 18

Quelimane, 30 de Novembro de 2000

Desta vez o encontro do Directivo Provincial realizou-se em Maputo, nos dias 13-14 de dezembro. O motivo da escolha da capital foi a possibilidade de visitar as comunidades de Maputo, aproveitando a deslocação do P.e Onório a Maputo para participar na Assembleia anual dos Superiores e Superioras e a deslocação de P.e Giorgi e P.e Capoferri à África do Sul para o encontro dos formadores das províncias SCJ de África.

1. INFORMAÇÕES

O Pe. Onório esteve em Madagáscar por ocasião da celebração dos 25 anos de presença dehoniana e do início da nova Região nullius provinciae. Encontrou os confrades que lá trabalham e também os Provinciais das "províncias mães" de Portugal e de Itália. Participou na primeira Profissão Perpétua dos confrades malgaches. Teve oportunidade de falar demoradamente com o P.e Geral e com P.e Zolile, com P.e Marinucci e P.e Ornelas, ver as condições em que trabalham os nossos confrades, a realidade eclesial e a situação do País. Nas conversas tratou de impulsionar a colaboração com as províncias "vizinhas" como somos nós de Moçambique.

Ainda Pe. Onório referiu da Assembleia da CIRM e CONFEREMO que teve lugar em Maputo nos dias de 7 a 9 de novembro. A vida consagrada em Moçambique é uma presença e força grande e decisiva que porém precisa ser melhor canalizada. Ao P.e Madella, como secretário da CIRM &emdash; CONFEREMO é confiada esta tarefa.

Os padres Giorgi e Capoferri informaram do encontro dos formadores das províncias scj de África que se realizou em Mariannhill, na África do Sul. O encontro, para além da troca de informações sobre a situação da formação nas nossas províncias, teve como centro da discussão a elaboração dum plano para a formação em vista à profissão perpétua a fazer-se em comum entre todas as províncias africanas. E também a elaboração dum projecto de colaboração para os estudos teológicos a nível interafricano, tendo em conta a possibilidade da existência de dois pólos, um de língua francesa (Camarões) e outro de língua inglesa (África do Sul).

O Pe. Capoferri informou também sobre os encontros tidos durante as férias, em particular com os confrades Gadotti e Maffeis em Bolognano. Eles mandam muitas saudações a todos, rezam por nós e sempre se recordam da província. Mas (neste momento) manifestaram o desejo de ficar na Itália, por causa da precária condição de saúde.

Igualmente contactou com Pe. Carlos Lobo. Ele terminará o seu curso nos primeiros dias de fevereiro, voltando depois para Moçambique. Ele aceitou trabalhar na formação.

O Pe. Saraiva mandou notícias do Brasil: se encontra na recta final dos seus estudos. Falta-lhe o último exame e a apresentação da dissertação. No entanto permanecerá em Brasil mais alguns meses para o curso de Doutrina Social da Igreja e um curso para formadores.

2. COMUNIDADES DE MAPUTO

Estando reunidos em Maputo, vimos a situação das comunidades da capital.

FOMENTO: esta comunidade atravessou um ano difícil; a mudança da equipa formadora, as cheias, a dificuldades, a reticência e a falta no diálogo formativo, junto com outras concausas, fizeram com que neste final do ano alguns jovens pedissem para sair da Congregação, definitivamente o HILÁRIO DA SILVA; por um ano de estágio-reflexão fora da comunidade o MANUEL DUARTE e o FERNANDO BIZUEQUE.

MAPUTO: a comunidade realizou com bom êxito os trabalhos programados de renovação da vedação e da construção duma escada no interior da casa. Agora trata-se de avaliar a oportunidade de restruturar a casa segundo o projecto já aprovado em 1999.

A actividade de acolhimento continua intensa e o serviço de "Procurador das missões" ocupam muito. Não falta o compromisso fiel de serviço pastoral, a vários níveis. A comunidade precisaria dum terceiro confrade.

3. ADMISSÕES À RENOVAÇÃO DOS VOTOS E MINISTÉRIOS

Houve religiosos que fizeram o pedido de renovação dos votos.

O Conselho, ouvido o parecer das equipas formadoras de Fomento e dos Camarões admitiu:

MESSIAS ALBERTO à 3ª renovação, JOSÉ MARIA ERNESTO à 4ª renovação, JOSÉ SIMÃO à 5ª renovação e LÁZARO ERNESTO à 6ª renovação.

MACÁRIO PEDRO não foi admitido à renovação dos votos.

O Conselho admitiu ao ministério do acolitado: ABEL SICANSO, DAMIÃO NUNES, JOSÉ ALFREDO, LÁZARO ERNESTO LUIS, MARCOS PAULO LÁZARO, AUGUSTO JOÃO.

Admitiu também ao ministério do leitorado MESSIAS ALBERTO LOPES e JOSÉ SIMÃO.

4. PASSAGEM DA S.FAMÍLIA AO CLERO DIOCESANO

Como é sabido, o Bispo de Quelimane informou o Provincial da decisão de que os sacerdotes diocesanos tomem a responsabilidade da condução da paróquia da S.Família em Quelimane. A informação foi dada com uma carta oficial. Deste acontecimento já foi informada a comunidade paroquial. Como Directivo tomamos conhecimento do facto e faremos os contactos com o Sr.Bispo para fixar os tempos e as modalidades da passagem que procuraremos preparar dignamente.

5. ESTAGIANTES DE ÁFRICA DO SUL, PORTUGAL E BRASIL

Está terminando o seu estágio o jovem GOLDEN MUYAMBI, da Província da África do Sul, que permaneceu durante este ano na Casa Coração de Jesus. A Província agradece a sua presença e o seu serviço.

Está em Quelimane há dois meses o jovem RICARDO FREIRE, da Província de Portugal, vivendo na comunidade da Casa Coração de Jesus. Ele já tirou a carta de condução. Está destinado a colaborar no Centro Polivalente.

Do Brasil virão dois jovens religiosos estudantes para o estágio. Ainda não está fixada a comunidade na qual irão residir e trabalhar, esperando indicações sobre eventuais preferências que eles e os seus superiores possam apresentar. Esta experiência será mais uma ocasião para estreitar laços de colaboração com Brasil, depois de eles terem acolhido o P.e Saraiva para os seus estudos.

6. RETIRO E ASSEMBLEIA 2001

Aqui marcamos outra vez as datas para o retiro e a assembleia do início ano 2001.

Como sempre, durante a Assembleia, serão apresentados os relatórios das comunidades religiosas e os balancetes económicos. Estes deverão ser entregues logo no dia 6 para uma avaliação por parte da comissão Económica.

Para o relatório da comunidade pedimos de ter em conta estes tópicos:

Sempre durante a Assembleia será lançada a primeira sondagem para a escolha do novo Directivo e serão dada indicações sobre a data para entrega da sondagem.

Haverá espaço para retomar o discurso sobre a formação e as vocações, para concretizar quanto já afirmado em assembleias anteriores.

Na parte económica serão retomados em conta os projectos para Gurúè-Noviciado e Maputo.

Lembramos também a todos que deverão ter pronto e apresentar na Assembleia o Projecto Apostólico Comunitário, elaborado segundo o esquema já apresentado em IDE

A todos desejamos desde já um FELIZ NATAL e um 2001 cheio de alegria no Coração de Jesus.

Pe. Alessandro Capoferri, scj
Secretário Provincial