Província Moçambicana

 CARTA ÀS COMUNIDADES 17

 Queremos partilhar convosco o trabalho do último Conselho Provincial que teve lugar em Quelimane nos dias 1 e 2 de setembro. Ausente p. Sandro em Itália em gozo de férias, foi escolhido como secretário o p. Giorgi. O encontro começou com um momento de oração em que se rezou pela Província MZ e pelo Bispo Dom Manuel doente em Roma.

Os pontos na agenda foram os seguintes:

  1. Admissão à renovação dos votos

    Depois dum ano de vida religiosa Artur Duarte, Cipriano António Rainde e Baptista Pedro pediram de renovar os votos e foram admitidos.

  2. Estágio depois da filosofia

    A nossa Ratio Formationis prevê um ano de estágio entre a filosofia e a teologia "para ajudar os jovens religiosos a fazer uma experiência de vida dehoniana , antes de tomar a decisão definitiva, com a profissão perpétua" (R.F. 66). Desde o início da teologia nos Camarões o estágio foi sempre praticamente substituído pelo tempo de aprendizagem da língua francesa. Depois da aprovação ad experimentum da Ratio Formationis queremos voltar fazer o estágio. Nesta fase de estudo da possibilidade de passar dos Camarões à Àfrica do Sul pela teologia, pensamos de aproveitar a disponibilidade da Província do Brasil Meridional enviando o grupo dos próximos finalistas ao Brasil para o ano de estágio (numa comunidade que iremos combinar com o provincial BM) e a seguir o curso teológico em Taubaté. Do nosso lado estamos abertos a acolher estudantes dehonianos brasileiros para o seu estágio em Moçambique. Partilhamos a alegria do p. Provincial BM que nos escreveu:" Os estudantes moçambicanos para o estágio em Brasil e para estudar teologia em Taubaté, serão bem-vindos. Consideramos muito válido este intercâmbio. Nesse mesmo sentido, estamos definindo os nomes dos dois estudantes, que façam o estágio aí na Província MZ, a partir do ano 2001. È grande a nossa alegria em saber que vamos estreitando os laços interprovinciais".

  3. Teologia na Àfrica do Sul

    Depois da recente visita do p. Adam (superior provincial AM) os contactos com a Província AM continuam visando a nossa passagem dos Camarões à África do Sul pela teologia. O próximo encontro de formadores a nível de África ( Durban 6-11 novembro 2000) será mais uma ocasião de contacto e de iniciar a elaborar, em conjunto com os responsáveis da AM, o projecto formativo pela teologia na África do Sul. Se tudo correr bem no ano 2004 podíamos ter o primeiro grupo de teólogos naquele país e província. 

  4. Missão de Pebane

    Depois da repentina morte do p. Zanetti, ainda mais estamos decididos a entregar a missão de Pebane à Diocese. Trata-se duma passagem que precisa de tempo e de preparação psicológica, espiritual, pastoral, económica e logística. Por enquanto achamos por bem que os padres Bonalumi e Carlessi trocassem comunidade e pedimos ao p. Leali de assumir a responsabilidade pastoral da missão até a entrega.

  5. Questões económicas

    A comunidade de Maputo S. Allende apresentou o pedido de construção duma escada interna que dê acesso ao primeiro andar. Entre os três projectos apresentados: escada de caracol em ferro (custo 7000 $); projecto Arcoini e projecto de ligação com a actual escada exterior (ambos em volta de 4000$), o Conselho (tendo em conta também o parecer do ecónomo provincial e de membros da comissão económica) aprovou o terceiro projecto.

  6. Retiro e assembleia de janeiro

Durante a Conferência Geral em Recife o provincial contactou o p. Tarcísio Perreira de Páiva da Província BS que deu a sua disponibilidade para orientar os exercícios espirituais dos noviços, da província e participar à assembleia.

O calendário será o seguinte:

31 dezembro 2000 .....Celebração da passagem ao terceiro milénio (Gurúè)

1-5 janeiro 2001......Retiro dos noviços (Gurúè)

6 janeiro 2001......1as profissões, renovações e Jubileu Prov. (Nauela)

7-10 janeiro 2001.......Exercícios espirituais (Milevane)

11-13 janeiro 2001.......Assembleia anual (Milevane)

Quelimane 29 de setembro 2000
p. Onorio