Nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, logo a seguir à Assembleia em preparação à conferência geral 2000, nos encontramos como Conselho em Quelimane. Faltava o Pe. Greselin, que se encontra de férias na Itália.
Partilhamos convosco algumas notícias e algo que foi tratado no Conselho.
1. Informações
a) A viagem do Pe. Provincial
O Pe. Provincial iniciou informando acerca da sua viagem na Europa; em particular informou dos contactos com os confrades e com as comunidades de Milão, Monza, Albino, Saviore, Bologna, Modena, Bolognano, Mussolente e Genova.:
Com Pe. Ecónomo Provincial tratou das questões ligadas à nossa economia e sua administração.
Com Pe. Sangiorgio tratou da proposta de ajuda a estudantes universitários através de um fundo constituído para esse fim. A ideia tem o consentimento da nossa Província, mas deve ser cultivada, pormenorizada e concretizada num projecto ad hoc.
Teve a alegria de encontrar o Ir. Tapparo e o Ir. Preghenella e de saber que se disponibilizam para serviços em Moçambique
b) Os confrades na Itália
O Pe. Carlessi, após a operação a que foi submetido, recuperou bem. Está ainda em Bolognano, onde se encontra bem disposto à espera da última consulta e exame que irão dizer o definitivo "Nihil obstat" para o seu regresso em Moçambique.O Pe. Maffeis, logo após a sua chegada na Itália, submeteu-se a consultas e já está a seguir os tratamentos indicados. Encontra-se à vontade na acolhedora casa e comunidade de Bolognano.
O Pe. Hélio também fez consultas, tratou dos dentes e foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao olho, para uma catarata. Tudo correu bem e está a recuperar rapidamente uma forma juvenil.
c) Várias
Proximamente teremos um novo confrade (relativamente novo): é p Pe. Afro Jelli, que se encontra agora em Portugal, para aprendizagem do português. A previsão é que possa chegar a Moçambique no fim de Novembro, viajando com Pe. Hélio. Seja desde já bem-vindo!No próximo ano iremos receber um jovem religioso estagiário da Província da África do Sul, de nome Golden ("ouro" em português!). Passará o ano 2000 em Moçambique. Ainda não ficou decidida a "aurea"comunidade na qual irá residir.
Estamos a tratar a possibilidade de os nossos jovens religiosos estudantes de filosofia irem estudar inglês na África do Sul durante as férias, acompanhados pelo Pe. Bellini.
2. Pessoal e transferências
Aproximando-se o fim do ano e sendo ano de mudanças ou renovação das administrações das nossas casas, o Directivo tomou em consideração o ponto das transferências. Traçadas algumas hipóteses iniciou o diálogo com os confrades interessados. O puzzle está a complicar-se bastante!
3. Projectos - economia
a) Recuperação das casas
Depois de quanto foi apresentado e falado na Assembleia, o Directivo examinou os projectos de recuperação de alguns edifícios da Província. Deu assim a sua aprovação plena ao Projecto para Milevane; aceitou também o projecto de Gúrùe, mesmo se ainda o orçamento não seja completo, faltando a despesa para os tectos. Por aquilo que diz respeito a Maputo aprovou o projecto de reabilitação, mas espera o orçamento elaborado por uma empresa de construções.
b) Bolsas de estudo
Foram apresentados novos pedidos para obter ajuda do Fundo Geral de Bolsas de Estudo para Estudantes Superiores.Foram aprovados globalmente e será feita a lista e enviada a Roma, para sua apreciação e aprovação
c) Projecto SIDA
Na Assembleia foi apresentado um projecto elaborado pelo CELIM após a visita de dois voluntários. O Directivo pede que seja primeiro a comunidade da Casa Provincial, que tem vindo trabalhar neste sector até hoje, a ver e estudar o projecto e, eventualmente, fazer propostas.
d) Nsu NApwiya
Foi estudada a questão da impressão do livro NSU NAPWIYA. Vendo as várias hipótese apresentadas pela Grafiche Dehoniane de Bologna, viu-se que há grande diferença nos preços conforme o papel utilizado. O Directivo pensa que apesar de tudo vale a pena escolher de repetir o tipo de livro que já existia, isto é com papel índia e capa rígida, mesmo se os preços são superiores. Sendo uma publicação que reverterá em favor da Diocese de Gúrùe pedir-se-á autorização ao Bispo e enviar-se-á pedidos de contribuição a organizações com a sua assinatura.
4. Programa para Retiro e Assembleia
Em dezembro e janeiro teremos a visita do Pe. Adérito Barbosa, da Província LU. A ele pedimos o Retiro e a participação na nossa Assembleia,.Além disso terá oportunidade de uma visita a Nampula e encontros na Zambézia.
O programa/calendário previsto é o seguinte:
em Milevane 1/1 (noite) &emdash; 6/1 (manhã) Retiro
7/1 &emdash; 9/1 Assembleia
Ao Pe. Adérito, para além do retiro, pediremos um momento de reflexão sobre a pastoral juvenil.
Para a Assembleia está prevista, como todos os anos, a leitura dos relatórios das comunidades e o encontro com o Bispo de Gurue.
O Directivo acha oportuno que os relatórios tenham os tópicos seguintes:
a vida comunitáriao serviço desenvolvido
a atenção aos jovens e às vocações
a situação e o compromisso social
o relacionamento com a Igreja Local
No fim da Assembleia (e durante se necessário) teremos encontro de Conselho. Num domingo de Janeiro 2000, a seguir a Assembleia, conforme se combinará com o Bispo, haverá a passagem de responsabilidade da missão de Ile para os diocesanos.
Quelimane, 14 de Outubro de 1999