Uma rápida apresentação de cada um deles:
Sua mãe tinha fugido pouco tempo depois dele e, em poucas semanas, eles estavam juntos (seu pai morreu em um acidente de barco quando tinha apenas seis anos). Eles ficaram nas Filipinas por dois anos até quando tiveram condições de se transferirem para Houston em 1990. Eles foram ajudados por seu irmão e sua irmã que já moravam em Houston. Chegando nos Estados Unidos, Vien começou a escola secundária, formando-se em 1994.
"No meu terceiro ano de escola eu me senti atraído pela vida religiosa", diz ele. "Depois de alguns meses de discernimento, eu decidi entra na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em 1994. Em 1997, professei meus primeiros votos". Atualmente ele está concluindo a filosofia na University of the Incarnate Word. Além das atividades universitárias, Vien estuda piano e canto. Ele espera formar-se em maio de 1999, para então iniciar seus estudos de teologia em Chicago.
"A partir de uma análise de personalidade, eu descobri que não
sou nem um introvertido nem um extrovertido", diz ele. "Eu estou no meio
do espectro. Pessoalmente, eu me considero um introvertido quando eu durmo
e um extrovertido quando estou acordado". Quando está acordado,
acrescenta Vien, que gosta de praticar esportes com os outros em casa,
especialmente tênis, vôlei e basquete. Ele gosta também
de rollerblade, natação e patinação.
Thi Pham: Thi tem 23 anos e é o mais novo de oito filhos, dois dos quais são falecidos. Sua família chegou nos Estados Unidos em agosto de 1991. Logo depois Thi iniciou a escola secundária formando-se em 1995. Ele freqüentou o San Antonio College durante dois anos e atualmente está freqüentando a University of the Incarnate Word. Este é seu segundo ano na comunidade dehoniana de formação de San Antonio.
"As minhas férias foram muito boas", escreve Thi. "Eu estive em South Dakota durante duas semanas fazendo meu apostolado de férias. Foi realmente muito bom trabalhar com os índios. Foi uma honra para mim poder visitar alguns lugares de missão dehoniana como Chamberlain e Lower Brule. Terminando o meu trabalho lá, parti para Hales Corners para fazer o ESL (curso de inglês). Durante aqueles dois meses conheci muitos padres e irmãos de todo o mundo. Estudei muito mas também me diverti.
"E como eu normalmente me divirto? Eu gosto muito jardinagem, ainda que poucos saibam que eu sou um desenhista de flores. Faço qualquer estilo que desejar. Basta dizer que eu faço, especialmente estilos orientais. Gosto também de viajar, conhecer pessoas diferentes e fazer amigos".
Francis-Vu Anh Tran, SCJ: Francis-Vu , 22 anos de idade, nasceu em uma cidade perto de Saigon. Ele e sua mãe abandonaram o país em um pequeno barco de pesca em 1988. Dois anos mais tarde, eles chegaram nos Estados Unidos, onde já estavam seu pai e duas irmãs, que tinham partido antes deles.
Durante o período da escola secundária, ele teve informações a respeito dos dehonianos através de propaganda vocacional em uma revista. "Eu entrei em contato com P. Jack Kurps, o diretor vocacional, e solicitei mais informações sobre a comunidade", escreveu. Depois de dois anos de correspondência com P. Jack, ele entrou na comunidade de San Antonio. "O fato de estar nesta casa de formação me ajudou a aprender muitas coisas sobre a minha vida espiritual e a minha vida pessoal. Eu sou grato pelos muitos dons que Deus me tem dado; pelas pessoas que conheci e com quem tenho convivido quotidianamente", acrescentou.
Em 1997, Francis-Vu entrou no noviciado. "Eu quis ser um dehoniano porque senti o apoio, o amor e a força dos Padres do Sagrado Coração", escreveu. "Eu acredito que sou chamado a viver com a comunidade dehoniana. Eu queria saber mais sobre a vida religiosa e o carisma do Padre Dehon. Em 15 de agosto de 1998, eu celebrei a minha primeira profissão e tornei-me um membro da comunidade dehoniana.
Sinto-me muito motivado e desejoso de tornar-me dehoniano. O carisma de Padre Dehon de ser profeta do amor e ministro da reconciliação é muito atraente para mim. Ele, durante sua vida, preocupou-se e empenhou-se pela justiça e pela transformação social. Padre Dehon empenhou-se incansavelmente para ir ao encontro das necessidades dos outros. Desejo conhecer e viver o carisma de P. Dehon. Quero também está perto de Deus. Quero partilhar tudo o que possuo com Ele. Eu desejo deixar que Deus me toque e oriente completamente a minha vida. Quero fazer a vontade de Deus. Quero utilizar minhas capacidades para servir a Deus e às pessoas com quem entrarei em contato quotidianamente".
Ir. Ha Tran, SCJ: Nasceu em um pequeno povoado no sul do Vietnã. Tem 30 anos de idade e está com os dehonianos desde 1992. Ele entrou no noviciado em 1995 e fez sua primeira profissão em 1996. Atualmente está completando o último semestre de estudos na University of th Incarnate Word. Em Dezembro, ele se formará em Ciências políticas. Antes de iniciar seus estudos teológicos na Catholic Theological Union, ele pensa em fazer seu ano de estágio. "Gosto muito de estudar, mas não quero fazer disso uma carreira", disse brincando.
"Eu parti do Vietnã em 1986 em um barco com outras 17 pessoas e chegamos em Ranai, Indonésia, depois de 12 dias e 12 noites no mar", disse. "Logo fomos transferidos para um campo de refugiados indonesiano chamado Galang. Lá comecei a aprender um pouco de inglês com outros refugiados Vietnamitas enquanto esperava ser aceito por outros países democráticos. Inicialmente fiz um pedido de visto para os Estados Unidos, mas não consegui. Então solicitei um visto para o Canadá que foi aceito. Assim me estabeleci em Vancouver em Junho de 1988. No primeiro ano em Canadá fiquei em casa aprendendo inglês. Depois disso peguei um emprego em uma companhia de fabricação de papel, onde trabalhei por três anos".
Enquanto estava no Canadá, ele começou a se corresponder com o Centro Vocacional SCJ. Seu irmão, P. Andrew Hai Tran, tinha deixado com ele um folheto vocacional dehoniano.. "Eu senti que a comunidade dehoniana era acolhedora e amiga e decidi entrar", disse ele. "Fui aceito em 1992 e mudei para a comunidade de San Antonio naquele ano".
Dzao C. Vu: Este é o segundo ano de Dzao na comunidade de San Antonio. Dzao entrou na congregação depois de ter concluído a escola secundária em Omaha, Neb. Seus pais e um irmão mais jovem ainda vivem em Nebraska; três irmãs mais velhas e um outro irmão continuam no Vietnã.
Dzao participou de um acampamento promovido pela St. Joseph's Indian School nas férias de verão. Ele disse que ficou contente de conhecer e estar com os dehonianos em South Dakota. Fez uma boa experiência trabalhando com os garotos das reservas, mesmo que, como ele mesmo admite, foi questionado e provocado um pouco por causa de seu sotaque.
Atualmente, Dzao frequenta a University of Incarnate Word. Além de seus estudos, ele está envolvido em pastoral universitária e em vários grupos acadêmicos. Aprecia também as atividades extracurriculares que visem ir ao encontro dos outros e de conhecer novas pessoas.
Seus principais hobbies são cinema, viagem e internet.
"Eu tive muita sorte de estar entre as pessoas que tiveram a possibilidade de buscar a liberdade", disse ele. Mais sorte que aqueles que morreram pelo caminho ou que foram pegos pelos comunistas e acabaram presos, com trabalhos forçados e tratamento de escravos. Tive que enfrentar graves conseqüências, mas sempre senti a providência de Deus que me protegia e me defendia do perigo".
A família se estabeleceu em Massachusetts, onde seu pai ainda mora. Sua mãe faleceu em 1988.
Depois de concluir a escola secundária iniciou sua formação dehoniana. Em 1995 professou os primeiros votos e no ano passado ele completou seus estudos na University of the Incarnate Word. Atualmente ele está em seu segundo ano na Catholic Theologica Union. Joseph diz que quando não está estudando ele gosta de escutar música, desenhar, cozinhar, ler, ver televisão, jogar vôlei, sair e encontrar os amigos.
No Vietnã, Joseph "cresceu trabalhando com padres e religiosos",
disse ele. "Fui tocado pelo modo como eles viviam, trabalhavam e agiam.
Eu sabia que não existia possibilidade para mim de ser como eles
devido ao fato que o governo comunista não permitia a ninguém
de entrar em um seminário e de abraçar o sacerdócio
ou a vida religiosa. Eu sonhei com isso mas sabia o meu sonho não
podia realizar-se no Vietnã. Felizmente, em casa meus pais sempre
ensinaram a mim e aos meus irmãos a ser gente de bem na sociedade
e com um conhecimento básico de religião eles nos ensinaram
a conhecer Deus e a Igreja. Foi para mim uma grande decisão fugir
do Vietnã. Eu tive que deixar minha família, meus amigos,
meu país e tudo o que eu conhecia para encontrar a liberdade".
Quang Nguyen, SCJ: Quang, 33 anos de idade, é o filho do meio de uma família de oito e foi o último a fugir do Vietnã. Ele chegou nos Estados Unidos em 1989 e foi morar com seus irmãos em San Jose, Calif., onde cinco anos mais tarde chegaram também seus pais.
Foi recebido em San Antonio em Agosto de 1992 e depois de dois anos veio para o noviciado em Chigago. Depois de professar os votos em 1995, retornou a San Antonio para concluir seus estudos em psicologia e alguns cursos em campo teológico.
"Em Setembro de 1996 eu fui para Mississipi para o meu tirocínio pastoral sob a direção do P. James Cunniffe", escreveu ele. "Trabalhei como catequista e como professor substituto de religião na Sacred Heart Middle School. Trabalhei também em pastoral social. Foi um ano muito exigente, mas por outro lado compensador teológica e espiritualmente". Depois de seu ano em Mississippi, Quang foi para a comunidade de Chicago onde iniciou seus estudos na Catholic theological Union. "Durante o meu primeiro ano na CTU, trabalhei também como professor particular de matemática para alunos com dificuldades em uma escola média". Atualmente está em seu segundo ano na CTU.
Fora dos estudos, Quang diz que gosta de ler romances, assistir televisão,
ir ao cinema, escutar música e nadar.
David Szatkowski, SCJ: Dave tem 24 anos de idade e vem de uma família de militares. "Eu me criei em Virginia e Oklahoma e me formei na Zama American High School, DODDS (Dept. of Defense Dependent Schools)," escreveu.
Dave ingressou na Comunidade de San Antonio em 1993. Durante três anos completou seus estudos de psicologia e filosofia na University of the Incarnate Word.
Em 1996, ele entrou no noviciado, e professou os primeiro votos em 1997. Então ele iniciou seus estudos na Catholic theological Union. Atualmente ele está no seu segundo ano, fazendo um mestrado em teologia. Em 1999-2000 ele espera fazer seu tirocínio pastoral.
Ele já participou de vários cursos e atividades pastorais da congregação, como CSE em Raymondville e em Lower Brule e, recentemente, o ESL em Hales Corners. Em Chicago ele tem sua atividade pastoral na paróquia de St. Benedict, onde dedica-se à pastoral da saúde.
Os passatempos preferidos de Dave são a leitura de ficção científica e romance policial, filmes, escutar música county e estar com os amigos.
Chuck Wonch, SCJ: Original de Colville, Wash., Chuck, 51 anos de idade, entrou na Força Aérea em 1966. Depois de quatro anos e meio de atividade militar, Chuck estabeleceu-se em Crystal Springs, Miss., onde formou-se em Administração de empresas na Jackson State University. Em 1989, retornou à escola para realizar estudos teológicos no Spring Hill College em Mobile, Alab.
Chuck professou seus primeiros votos com os dehonianos em 1997 e no mês de Maio, completou seus estudos de filosofia na St. Xavier University em Chicago. Atualmente está fazendo estudos de teologia no CTU.
"Os anos vividos com os dehonianos, de noviciado e o primeiro ano em Woodlawn em Chicago tem sido uma grande ajuda na transição da vida anterior à vida comunitária. Tive o tempo para mudar o ritmo de minha vida", disse Chuck. "Durante os últimos três anos tenho feito uma ótima experiência de trabalho pastoral na área de Milwaukee e Chicago. Trabalho em pastoral social com pobres, em uma clínica para pessoas idosas, dou catequese na paróquia Sacred Hearts e aprendi muito sobre AIDS através de conferências no hospital St. Camillus e visitando a Maison Dehon em Montreal."
"Em Chicago, trabalhei paróquia de St. Symphorosa e no movimento Port. Durante meu primeiro ano de estudos com os dehonianos tive ocasião de trabalhar também em pastoral universitária; sobretudo com um grupo de serviço. Este ano tem sido um período ótimo para conhecer outros religiosos e leigos de diversas condições".
Chuck tem como hobby boliche, golfe, leitura, ciclismo e gosta muito da natureza.
Iniciou com alguns meses de trabalho pastoral em Lower Brule, S.D. Em 1995 foi para Chicago com o objetivo de realizar estudos de pastoral na Catholic Theological Union. Em 1997 professou seus primeiros votos.
Pastoralmente Duane tem se dedicado sobretudo ao trabalho de catequese, mas passou também um mês na Maison Dehon em Montreal. Nas últimas férias ele esteve em Hales Corners, dando uma mão no ESL, um serviço interessante e recompensador".
Em Setembro ele retornou a Lower Brule, onde passará um ano em atividade pastoral paroquial. "Minha atividade será principalmente com a juventude e os idosos da reserva. Com este trabalho espero questionar os preconceitos e estereótipos que adquiri em minha educação", disse ele.
No tempo livre Duane gosta de escutar música que vão de Garth Brooks a Aretha Franklin. Ele gosta também de trabalhos manuais como trabalhos em madeira e, recentemente, pintura a óleo. Seu maior interesse ultimamente é astronomia. Disse que está "ansiosamente esperando o próximo filme 'Jornada nas estrelas' que está para chegar".
Edward J. Zemlik, SCJ: Ed, 41 anos, professou seus primeiros votos em 1995. Estudou na Sacred Heart School of Theology e na Catholic Theological Union, onde concluiu seus estudos de teologia.
Este ano, Ed está em Chamberlain, S.D., onde está fazendo seu ano de tirocínio pastoral na St. Joseph's Indian School, como assistente de capelão sob a direção de P. Anthony Kluckman, SCJ. Ed escreve que "além desta responsabilidade, meus deveres incluem educação religiosa (ensino religião no 9º ano e dou catequese para o 6ºe 9º anos em nossa paróquia de St. James, em Chamberlain, onde P. Anthony Kelly, SCJ é pároco). Sou também coordenador do St. Joe's Hospitality Center, um centro de espiritualidade para o nosso staff e funcionários. Penso também em dar uma ajuda às nossas missões de Lower Brule, Crow Creek e Cheyenne River".
Depois deste ano em St. Joe's, ele retornará à CTU para completar seus estudos teológicos.
"Meus passatempos são a fotografia (estou fazendo um bom uso dos meus talentos aqui), a leitura, a música (especialmente clássica e folclórica), viagem, filmes, caminhadas, ciclismo e conhecer pessoas", acrescentou. "Eu me sinto realmente abençoado e privilegiado por estar servindo (e sendo enriquecido na espiritualidade Lakota) com a nossa comunidade de St. Joe's".
Durante quase dois anos, Lyle é membro da comunidade de St, Michael em Nesbit. Em Mississipi, ele trabalha sobretudo na área de Holly Springs. Muito do que ele faz, diz com orgulho, é a continuação da obra iniciada por Bob Herauf (um ex-dehoniano que trabalhou na região por muitos anos antes de sua morte). Lyle trabalha geralmente com idosos, pobres e excepcionais, construindo, em suas casas, rampas, varandas e escadas. Lyle é também assistente do Ir. Bob Homeless Shelter e auxilia o grupo local de direção do Habitat for Humanity.
Em todas estas atividades, muito do que Lyle faz é ajudar as pessoas a serem auto-suficientes. Com a Ir. Noel tenta arranjar emprego ou procura habilitar as pessoas para conseguirem um emprego. "Muitas pessoas desconhecem as possibilidades de empregos e de acomodações que existem para eles", disse.
Lyle formou-se em teologia na Sacred Heart School of Theology. Está
em seu terceiro ano de votos.