8:30 - Vocações10:30 - Comunicações
15:30 - Relatório dos grupos sobre a Política das culturas
17:30 - Relatório dos grupos sobre Espiritualidade e Apostolado
A manhã foi dedicada às Vocações e Comunicações. Na primeira sessão foi apresentado o encontro sobre vocações, planejado para o Brasil em agosto de 1999. Cláudio Weber (BM) apresentou o programa do encontro e pediu sugestões das demais províncias. Tom Cassidy brindou o plenário com esta breve história:NotíciasQuando eu trabalhava do seminário Divino Coração eu ia frequentemente a Hales Corners, ao provincialado scj. A cidade de Chicago ficava no meio do caminho. Um domingo à tarde eu me enjoei da música do rádio do carro e mudei de estação. Peguei uma celebração de protestantes negros. O pastor chamou alguém para dar seu testemunho e a mulher que se apresentou começou a repetir: A oração muda as coisas. A oração muda as coisas. Ela se chamava Barbara. Logo a imaginei gordona, tipo Ella Fitzgerald. O fato é que ele foi repetindo, numa espécie de refrão que a assembléia passou a repetir: a oração muda as coisas, Amém, irmã Bárbara. Tudo o que ela disse se resumia nisso.
Comecei a pensar que ela estava certa. Era uma boa teologia. Talvez a oração não mude a realidade, como esperamos mas mude o nosso modo de encará-la. Quem reza é que muda. Ela tinha razão: a oração muda as coisas. Aquele momento, ocorrido em viagem, me tocou e lembro até hoje.
Este relato quer ressaltar a o valor e a importância de os religiosos orarem pelas vocações.
Os religiosos, principalmente os idosos, podem rezar e oferecer seus sofrimentos para que o Senhor desperte vocações para todos os ministérios e carismas na Igreja. Nº. 24.3 de Nós Congregação a serviço da Missão.
O almoço, hoje, foi no Colégio Internacional quebrando a rotina de Villa Aurelia.
A ir. Marie Gannon e Toma Cassidy durante a apresetanção do www.scj.org A ir. Maria Ganon, FMN, Presidente da Peace Communications Network (PCN) assessorou o Pe. Cassidy em sua apresentação sobre Comunicações. Isto deu-se no método "Show and tell" (mata a cobra e mostra o pau). Em miúdo, ela mostrou como funciona uma home page e quais benefícios pode trazer a uma congregação.
PCN é uma associação de 130 congregações ou entidades católicas. Fundada em 1995, recebeu muita colaboração do Pe. Bernard Rosisnki (US) enquanto ele trabalhava na Cúria, em Roma, tendo sido um dos fundadores e seu tesoureiro. A ir. Marie agradece à Congregação o apoio recebido e mostrou as vantagens de se trabalhar com internet
No fim da sessão se fez a consulta sobre o local da próxima Conferência Geral (Economia e Reino de Deus) tendo a maioria votado na BS para localizar este evento numa área do terceiro mundo compatível com o tema.
Aloísio Back estava escaldo para a reflexão de hoje. Dificuldades técnicas impediram de publicá-la em tempo. Esperamos publicá-la amanhã, que será o último dia desta coluna Reunião.