no início desta carta temos muitos motivos de alegria para partilharmos convosco.
Primeiro é a boa nova da libertação do Pe. Beppe Pierantoni. Foi mesmo o Pe. Geral que nos comunicou no dia 8 de Abril com estas palavras:
“A libertação do Pe. Beppe acontece no dia da Solenidade da Anunciação do Senhor. Para nós é um anúncio cheio de alegria que nos faz experimentar mais uma vez o amor misericordioso do Senhor e a gratuidade da sua chamada”.
Segundo motivo é a celebração do Jubileu Sacerdotal do Pe. José Carlessi. “Gringrinhando gringrinhando”, chegou a esta etapa importante de 50 anos de vida sacerdotal. Isto é para todos nós motivo de alegria e de agradecimento ao Senhor: a sua fidelidade é estímulo para sermos nós também ministros fiéis dos dons recebidos. Parabéns, Pe. José e boas férias!!!
Terceiro motivo é a chegada do Pe. Daniel Gaiola, preciosa prenda da Província IS, nossa mãe. São novas forças que entram na nossa Província e que nos estimulam a continuar com entusiasmo e generosidade a nossa entrega total ao Senhor e a este povo, ao serviço do Reino. Ao Pe. Daniel vão a nossa estima simpatia e encorajamento no seu primeiro trabalho de aculturação e de estudo da língua lomwe.
O quarto motivo é apaz alcançada em Angola; partilhamos a alegria do povo angolano, na esperança de podermos, num futuro próximo abrir uma missão naquele país.
O encontro dos Superiores
Com todos estes motivos de alegria, começámos no dia 9 de Abril o encontro dos Superiores. O retiro orientado pelo Pe. Claudio foi como uma continuação da reflexão que o Pe. Geral fez na sua carta em ocasião da libertação do Pe. Beppe. Foi apresentado o tema da pobreza frisando dois aspectos: a pobreza na vivência dos sentimentos de Cristo que o levaram a despojar-se totalmente na cruz, por amor, e a pobreza na perspectiva da reparação, como reconstrução da comunhão com Deus e com os irmãos.
O superior é aquele que primeiro procura viver este estilo de pobreza, para depois animar toda a comunidade no mesmo sentido.
O encontro correu bem, foi um momento de comunhão e de partilha. O Pe. Onório apresentou as reflexões conclusivas da sua visita canónica.
A seguir foram lidas as respostas ao questionário sobre a pobreza e a caixa de solidariedade. Em todos os confrades existe o desejo de ser testemunhas verdadeiras de Cristo pobre, através também de gestos concretos em favor dos mais necessitados: é a eles que é destinada a caixa de solidariedade, correspondente ao 2% das nossas despesas anuais, mais as renúncias pessoais e comunitárias
Algumas comunidades sugerem que se volte a estabelecer um máximo económico por cada religioso (três milhões por mês) e que se evite condicionalismos por causa de estruturas materiais demasiado grandes.
Preparação do Directório Provincial e Capítulo Provincial
Foi entregue a cada um o segundo esboço do Directório Provincial ( D.P.); somos todos convidados a dar a nossa contribuição para o enriquecer e o tornar mais completo, mais nosso. No mesmo tempo estamos a preparar o 1º Capítulo Provincial. Estamos todos conscientes da importância deste acontecimento para a nossa Província Moçambicana e como todas as coisas importantes queremos prepará-lo bem, começando com a oração pelo 1º Primeiro Capítulo Provincial, indicada pelo Pe. Onório. O Superior animará a sua comunidade na reflexão sobre as perguntas contidas no esboço do D:P.
A sondagem para a escolha da modalidade do 1º Capitulo Provincial deu este resultado:
27 votos favoráveis para a forma assemblear
13 votos favoráveis para a forma representativa
Uma abstenção
Para continuar a nossa tradição assemblear e vista a importância de envolver a todos neste 1ºCapítulo Provincial que irá aprovar o D.P., no encontro dos Superiores e no Conselho Provincial decidimos pedir ao Pe. Geral a autorização para realizar o 1º Capítulo Provincial em forma assemblear. Estamos à espera da sua resposta.
Entrega das missões de Pebane, Mwalama e Naburi e do Centro de Saúde 7 de Abril
No sábado 6 de Abril, dentro da celebração eucarística presidida por dom Manuel, houve a cerimónia da entrega das missões de Pebane, Mwalama e Naburi. A cerimónia decorreu num clima sereno de alegria e de agradecimento pela passagem que se realizou, sinal de crescimento e de responsabilidade da Igreja Local.
O Pe. Leali deixou Pebane e assumiu a responsabilidade da missão de Alto Molocue, dando a possibilidade ao Pe. Elio e os Pe. Carlessi de irem gozar férias e resolver os problemas de saúde.
Logo depois da missa, mas sempre na igreja, perante todo o povo reunido foi entregue oficialmente ao estado a obra do Pe. Pedro De Franceschi, isto é o Centro de Saúde 7 de Abril, com a maternidade e o posto de aconselhamento para o SIDA.
Ordenações Sacerdotais
A partir de 13 de Julho, depois dos seis meses mínimos previstos pela praxe eclesial, podemos marcar as datas das ordenações sacerdotais dos nossos cinco diáconos. Neste tempo de preparação última, queremos acompanhá-los com a nossa amizade e oração, desejando-lhes que a experiência diaconal que estão a viver lhes dê o entusiasmo e a motivação para pedir a ordenação presbiteral. O pedido deverá ter o consentimento do Pe. Espiritual, o parecer favorável da comunidade e ser apresentado até o dia de Pentecostes, 19 de Maio. O pedido será avaliado pelo Conselho Provincial que se reunirá no dia 20 de Maio no Gurue.
Foi marcada a data da assembleia de Junho: começará na tarde do dia 17 de Junho com o retiro e prosseguirá nos dias 18.19 e 20. Recomendamos a participação de todos.
A todos os que se encontram na Itália de férias ou por motivos de saúde desejamos-Lhes a paz, serenidade e a graça de Deus.
Quelimane, aos 26 de Abril de 2002
Pe. Nico
O Secretário Provincial