O relatório da província portuguesa sobre suas atividades na área de Justiça&Paz está na correspondente seção. Pode-se acessá-lo também por aqui : Justice&Peace in Portugal.O endereço da Índia, publicado na lista das províncias, é , na verade de Sebastião Pitz, mestre de noviços : scjaluva@giasmod01.vsnl.net.in
Os diversos relatórios sobre justiça e paz, foram também publicados em português. Confira na seção.
Atenção aos novos endereços de e-mail do pessoal da Cúria:
(Nota : scjcuriagen@scj.org pertencia a Maria e secgen@scj.org era usao por Claudio Siebenaler enquanto secretário geral.)
- Claudio Siebenaler (Procurador junto à Santa Sé): siebenaler@scj.org
- Maria (secretária da Cúria): asistentecuria@scj.org
- Odilo Leviski (auxiliar da secretraia geral) scjcuriagen@scj.org
- Marek Stoklosa (secretário geral) : secgen@scj.org
O Conselho geral aprovou a criação de Distritos e Regiões Nullius Porvinciae. Logo que o documento elaborado pelo Pe. Chiarello (CU) for traduzido será publicado nestas páginas. O decereto entrará em vigor, ad experimentum, dia 14 de março de 1999, e perdurará até o próximo Capítulo geral.Em Taubaté, Brasil, de 11 a 29 de janeiro de 1999, realiza-se o Curso de Doutrina Social da Igreja. Esta é a terceira edição deste curso. Os temas a serem abordados são:
Dois dehonianos estarão entre os assessores do curso: Pe. Carlos Alberto da C. Silva, conselheiro geral e Pe. Paulo Hulse, professor em Taubaté. Em Taubaté a BM mantém a Faculdade de Teologia, com mais de cem alunos de diversas dioceses e ordens religiosas.
- Introdução à Doutrina Social da Igreja;
- Análise de Conjuntura; Cidadão, Sociedade e Estado;
- Trabalho, Dignidade e Solidariedade;
- Espiritualidade da Solidariedade e da Misericórdia;
- Cidadania e Transformação Social.
De 4 de janeiro a 11 de fevereiro, as províncias e regiões da América Latina preparam seus candidatos aos votos perpétuos. Este programa conjunto acontece há 15 anos, mudando sempre de lugar. Este ano será em Curitiba (RBM) e terá a presença de 12 candidatos.
Entre os professores estarão Pe. José Schmitt (BM), Pe. Carlos Alberto da Costa Silva (CU), Pe. Francisco Sehnem (BM), Pe. José Napoleão L. dos Santos (BM), Pe. André Vital da Silva (BS), Pe. João Carlos de Almeida (BM).
Logo depois do Natal a Cúria recebeu uma carta do P. Giacomo Casolino, superior provincial da Itália do Sul. Seu teor era este:Caros irmãos,
Quero comunicar a trágica morte da família de nosso confrade Martial M'Abanzoulou's, ocorrida na noite de Natal. Eis a carta dele:
Caro Pe. Provincial,
Confirmo a morte de minha mãe e de cinco irmaõs/irmãs. O bispo de Brazzaville telefonou primeiro dizendo que a nossa casa tinha sido queimada mas os corpos não tinham sido achados. Depois ele telefonou confirmando que todos foram mortos, menos meu pai que não estava em casa.
Lembro que desde o ano passado o Congo esta em guerra civil. De um lado as forças do presidente Pascal Lisssouba e do primeiro ministro Kolelas, e do outro, as do ex-presidnete Denis Sassou Nguesso. O conflito levou Nguesso de volta ao poder.
A tensão entre a população e o exército é alta, especialmenet na região de Pool, terra do primeiro ministro Kolelas. Esta região se limita com Brazzaville e os combates recrudesceram nos últimos quatro meses. As forças anti-gorilas atacam e bombardeiam a população de Pool.
Minha família foi morta num bombardeio desses, entre o anoitecer do dia 24 e a o amanhecer do dia 25 de dezembro, na igreja de S. Pedro, onde eles tinham se refugiado A igreja foi destruída pela artilharia anti-gorila do exército. Trata-se de um genocídio contra a população de Pool.
Apenas meu pai sobreviveu porque etava no serviço. Minha mãe e cinco irmaõas, e mais uns sobrinhos e outros parentes foram todos mortos naquela noite.
A paz está distante do Congo porque as pessoas se recusam a usar o bom senso.Peço por orações para que a reino de justiça e de paz volte à minha pátria.
Em Jesus e Maria, Pe. Martial, scj Não é necessário acrescentar mais nada senão reforçar o pedido de orações por nosso irmão,
Pe. Giacomo Casolino, scj
*Note que este Congo não é a República Democrática do Congo, ex-Zaire, que também está em guerra.Lembrem-se em suas oraçõesMartial M'Abanzoulou's, é um frater que professou em 1995 e atualmente está residindo na comunidadde de Santo Antonio Abate (IM),
Scuola Missionaria
Via Casa Russo
I-80057 S. Antonio Abate
Itália
+ Pe. Pietro Comi (MZ)nasceu: 11 de março de 1913
professou: 11 de outubro de 1930
foi ordenado: 26 de junho de 1938
morreu: 25 de dezembro de 1998, em Quelimane, Moçambique