21 de abril de 2001

O que há de novo?

Roma

Estamos publicando o Decreto de Martírio do beato Juan Maria de la Cruz, emitido pela Congregação da Causa dos Santos a 18 de dezembro passado. Está em cinco línguas, além do original em latim. Decree of Martyrdom .

NB Esperamos poder, em breve, juntar tudo o que saiu sobre este santo, e publicar em Cartas e Documentos.

Salamanca

Mais artigos sobre educação, sempre pensando no Encontro de Educadores que vai acontecer em Salamanca. Esta semana publicamos dois escritos de P. Dehon.

PREMIER DISCOURS DE L'EDUCATION CHRETIENNE (Son but -- Ses instruments -- Sa méthode -- Ses fruits) [in French]

TRAIT D'UNION. Bulletin de guerre des Anciens Élèves de Wl'Institution St-Jean de Saint- Quentin (Aisne) - Nº 87 - 3º année, Janvier 1918, p.1-3. [in French and Portuguese]

Tem ainda vários artigos de Yves Ledure (EF), publicados em Heimat und Mission 1999 9/10, pp. 14-15.

Défi d'une société sécularisé

O que acontece?

Congo

Zolile Mpambani (CU) está passando a Páscoa no Congo onde ele foi acompanhar a assembléia provincial. Os demais membros do governo geral estão em Roma. Na semana que começa, dia 21, começa a visita do Superior Geral a Roma II, a comunidade do Colégio Internacional.

Necrológio

Muitos estão se perguntando sobre o aumento de mortos entre os confrades, neste ano. Para se ter uma idéia abaixo está uma relação dos mortos até 21 de abril nos últimos anos:

  • April 1998 - 7
  • April 1999 - 9
  • April 2000 - 11
  • April 2001 - 20
Pastoral da Juventude

David Jackson (US) passou esta resposta, que veio da Itália Meridional, sobre a pastoral da juventude, na Congregação.

Alô David!

Posso dizer que agimos por outro método. Nós cuidamos dos jovens em nossas paróquias. Temos um plano, no sentido amplo da palavra, p., ex. a preparação para ao Confirmação. Preocupo-me também com a participação das comunidades nesta pastoral. Contamos também com outros recursos como acampamentos de verão, de inverno, etc., e atividades organizadas em nossas casas. Na primavera (abril) organizamos uma reunião de vários dias.

Maiores informações podem ser encontradas em nossa página web: http://www.tenti.tripod.it/dehoniani

É um prazer participar destes debates e dar sugestões bem como receber.

Ezio Alessandroni
ezioales@tin.it
31.03.01

Lembre em suas orações

+P. Giuseppe Rota LU

Nasceu: 15.08.1938
Professou: 29.09.1953
Foi ordenado: 25.06.1965
Morreu: 10.04.2001 em Lisboa

O Pe. Giuseppe Rota nasceu a 15-08-1938, em Lallio, Província de Bérgamo, Itália, filho da senhora Carola Teresa Testa e do senhor Carlo Rota. Foi baptizado na sua terra natal a 17-08-1938.

Em Outubro de 1948, com 10 anos de idade, ingressou na Escola Apostólica do Sagrado Coração, de Albino - Itália, pertencente à Província Italiana do Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

Feito o noviciado, ingressou na Congregação dos Dehonianos, com a profissão religiosa, a 29-09-1957. Realizados os estudos filosóficos no Instituto Missionário S. Coração, em Monza e os estudos teológicos, em Bologna, foi ordenado presbítero a 25-06-1965 em Bologna.

Toda a sua vida de sacerdote foi passada em Portugal, onde chegou a 03 de Outubro de 1965, juntamente com o Pe. Paolo Riolfo e dois outros dehonianos que trabalham em Moçambique, o Pe. Greselin e o Pe. Ruffini. O seu primeiro trabalho, enquanto se familiarizava com a língua portuguesa, foi na Igreja do Loreto, onde veio também a falecer.

No ano seguinte, esteve em Coimbra, no Instituto Missionário, onde ensinou francês. Seguidamente, trabalhou na Madeira, como formador no Colégio Missionário (1967-1969), e como professor e Superior da comunidade, no Colégio Infante (1969-1974). Foi Superior da comunidade do Noviciado, em Aveiro, entre 1974 e 1975, vindo, em seguida para a comunidade paroquial de Vialonga, trabalhando nesta paróquia e posteriormente na Póvoa de Santa Iria e no Forte da Casa, onde presidiu à construção da actual igreja paroquial.

Entre 1995 e 1998 foi integrou a primeira equipa paroquial de religiosos dehonianos na diocese do Algarve, sendo pároco de Vila Real de Santo António, Azinhal e Odeleite, onde desenvolveu uma dinâmica acção pastoral e deixou enormes saudades entre os paroquianos.

Nos últimos anos, voltou, como Reitor, à igreja italiana do Loreto, onde concluiu a sua missão de apóstolo, que lá iniciara. O seu trabalho fundamental era o ministério da reconciliação. Habitava na "Rua da Misericórdia", em Lisboa, como dispensador do amor de Deus, que perdoa, reconcilia e renova o coração dos homens.

Ontem à noite, por volta das 23:30 h, desceu à sacristia, com o Pe. Paolo Riolfo. Depois de colocarem as coisas em ordem na igreja, o Pe. Paolo subiu para casa, enquanto o Pe. Rota se detinha ainda uns momentos para limpar alguma coisa no chão. Passada cerca de meia hora, por volta da meia noite, chegou a casa o Pe. Giulio Gritti, que o encontrou curvado sobre si próprio e imóvel, vítima de ataque cardíaco fulminante, segundo o diagnóstico dos médicos.

Chegado agora à casa do Pai, possa ele viver para sempre na alegria e na paz do Coração de Jesus, que procurou viver e anunciar.

A família do Pe. José Rota, que conta ainda com outro sacerdote dehoniano, o Pe. Tarcisio Rota, insistiu para que o corpo fosse transportado para a Itália. Já estamos a tratar de todas as práticas legais para que tal seja possível.

À sua mãe, irmãos e restantes familiares, o testemunho da nossa dor e saudade, mas também de reconhecimento pelo dom que foi, para nós todos, a vida do Pe. José.

A todos um abraço fraterno e solidário, na esperança do Senhor, que morreu por nós e ressuscitou para nos abrir um caminho através do nosso sofrimento e da nossa morte.
 
 

Pe. José Ornelas Carvalho
Superior Provincial