Gathering - Assemblée - Convoacación -Reunião - Raduno - Versammlung 

10 - 11 - 98

Tema: Economia - Emilio Ciarrocchi (CU) & Comissão geral de finanças

08:30 -- Apresentação do tema

10:30 -- Grupos linguísticos

  • Inglês
  • Francês
  • Italiano (dois grupos)
  • Espanhol / Português
15;30 -- Grupos linguísticos

17:30 -- Plenário

Resumo

O 20º Capítulo geral aprovou várias moções para promover o Nós Congregação no campo das finanças. Ao longo do último ano a Comissão geral de finanças reuniu-se para procurar estalecer os meios para cobrir estas moções.

Na apresentação do tema o ecônomo geral ofereceu várias propostas alternativas. Ele também deixou claro que os grupos podiam apresentar outras sugestões e alternativas
 

Emilio Ciarrocchi (CU), P. Geral, P. Rafael Gonçalves da Costa (LU) e P. André Perroux (GA)

Além das moções vários outros temas foram apresentados. Com respeito a La Capelle é preciso que se esclareça não só quem comporrá a comunidade mas também como mantê-la financeiramente como projeto congregacional. Com o aumento do número das reuniões internacionais (capítulo, conferência, superiores, ecônomos, etc) aumentam as despesas. Como deveriam ser custeadas?

Finalmente, foi apresentado um relatório sobre a reforma de Roma I e sobre Villa Aurelia.

Notícias

Como ontem os grupos concluíram seus trabalhos cedo, o tema da "política da cultura" foi apresentado na última sessão do dia por Carlos Alberto da Costa Silva, com o título UMA POLÍTICA DA CULTURA - EDUCAÇÃO - INCULTURAÇÃO.

Além dos membros da Comissão geral de finanças, vários ecônomos provinciais (IS, IM, PO) estão participando das sessões de hoje. Isto faz parte da nova política estabelecida pela Comissão:

…convidados ecônomos provinciais das províncias vizinhas (em Madrid os ecônomos de LU HI -- aqui em Roma os ecônomos de IM, IS, PO -- na reunião de Luxemburgo em fevereiro de 99 os ecônomos da FL, NE, BH, ACR, FIN serão convidados (a GA, LW e GE têm representantes na Comissão geral de finanças)).

 

A reflexão de hoje é feita por Jozef Gawel. Ele está em seu primeiro período de provincial da província polonesa. Entre outras atividades exercidas no passado está a de mestre de noviços. Participou também Adam Musialek (AM), sobretudo na preparação do texto em inglês (CF. J. Gawel).
 

Jozef Gawel em primeiro plano com Adam Musialek
a sua esquerda e Peter McKenna (CA) nos fundos