O Encontro Internacional das Vocações, de Lavras, Brasil, completa a segunda semana de atividades. Verifique na página vocacional os relatórios publicados. A BM pensa em publicar uma síntese final em inglês, português e francês. Talvez demore um tanto a sair. Fique de olho.Além dos relatórios você também encontra reflexões pessoais que alguns participantes se dispuseram a escrever.
No último dia do Encontro os presentes escreveram uma mensagem final à Congregação sobre as conclusões do evento. Confira em: MESSAGE TO THE CONGREGATION FROM THE PARTICIPANTS IN THE INTERNATIONAL MEETING OF VOCATIONS DIRECTORS IN LAVRAS, BRAZIL.
Na web page da BM (www.cidadanet.org.br/dehonianos) há novidades semanais. Infelizmente para entrar é necessário conhecer a senha que não podemos publicar aqui. Os interessados devem entrar em contato com o secretário provincial, Celso Wash, através do e-mail: dehonianos@cidadanet.org.br
Não, não foi erro. Alguns perguntaram o que significa a sigla EF, após os nomes de J. Famerée e G. Deptula. É a sigla adotada pela nova Província, resultada da fusão GA+LW= EF (Européia-Francofônica). Deverá aparecer em outros documentos
Os dehonianos da América do Norte se reúnem de 16 a 20 de agosto em Assembléia, no Sacred Heart Monatery de Hales Corners. Dia 20 celebra-se os jubileus deste ano.Cerca de 20 participantes do Encontro de Lavras, deram início, dia 14, à excursão pela BM e RBM. A excursão inclui o Rio, onde foram acolhidos por leigos dehonianos e assistiram a um show de P. Zezinho e outros. Foram depois visitadas as casas de Taubaté (Teologia) Brusque (Filosofia) Curitiba (Postulantado), Jaraguá do Sul (Noviciado) e Corupá. Algumas paróquias foram incluídas no roteiro, bem como o santuário de Aparecida.
Ir. Rutgerus Jan VERBEET (NE) A 8 de setembro o Ir. Rutgeus Jan Verbeet celebra 50 anos de vida religiosa
Ele nasceu em Groesbeek (Holanda) em 18 de abril de 1927, professou a 8 de setembro de 1949 em Heer e fez os votos perpétuos a 8 de setembro de 1952, em Bergen op Zoom.
Por sete anos trabalhou no seminário de Bergen op Zoom e no seminário teológico de Liesbosch.
Em 1956 Ir. Rutgerus veio para Roma, trabalhar no Colégio Internacional. Ficou até 1998, quando voltou para a Holanda, estabelecendo-se em Nijmegen. Ele sente orgulho e prazer em afirmar que dedicou toda a sua vida às casas de formação, coisa que ele via como sua missão.
Em Roma ele cuidava dos jardins. Veio a conhecer uma grande número de dehonianos e tornou-se uma figura popular pela sua sabedoria silenciosa, seus charutos, que ele partilhava com prazer com visitantes, sua fidelidade à vida religiosa. Junto com o Ir. Silvestro, ele se identifica com a história do Colégio.
Neste dia especial a comunidade da Cúria geral e do Colégio se congratulam com Ir. Rutgerus, agradecem-lhe e lhe desejam as maiores bênçãos do Coração de Jesus por sua fidelidade à vida religiosa. Grazie mille, Rutgerus!
(fornecido pela secretaria geral-Roma)
+P. Arnoldo van der MEER (CH) nasceu: 29.01.21, em Pijnacker (Holanda)
professou: 08.09.42
foi ordenado: 20.07.47, em Nijmegen (Holanda)|
morreu: 14.08.99, em Santiago (Chile)P. Arnoldo foi para a Argentina, como missionário, em 1949. Uma ano depois, em março de 50, foi para o Chile, onde foi um dos fundadores da atual Província do Chile.
Foi adepto da Doutrina Social da Igreja, grande defensor dos direitos humanos e batalhador pela causa da Justiça e da paz. Adquiriu a cidadania chilena em 1962.
Atuou como educador e diretor de escolas e também em pastoral paroquial, acentuando sempre as natividades sociais em favor dos mais pobres e oprimidos, como verdadeiro discípulo de P. Dehon.
Até a sua morte apoiou os seminaristas chilenos e os leigos dehonianos. Trabalhou por 50 anos na América do Sul, dedicando suas forças ao Reino de Deus, no espírito dehoniano. Lamentamos profundamente sua falta como sacerdote e como amigo.
(fornecido pela secretaria da CH)
Além deste breve obituário, você pode ler mais sobre o P. Arnoldo num artigo de Teodoro Borst (provincial CH): (CF. EN MEMORIA DEL PADRE ARNOLDO)
Esta semana Stefan Tertünte (GE) escreve sobre Pierre J. C. Dehaene, diretor do Colégio de Hazebrouck, que muito influenciou P. Dehon: (CF. Pierre Jacques Cornil Dehaene &endash; director of the Hazebrouck College).