Notícias do Mundo Dehoniano

7 de outubro de 2000

O que há de novo

Esta semana publicamos mais um artigo na seção sobre Educação, preparando o Encontro de Salamanca, em julho de 2001. Está em italiano e inglês e vem da Congregação para a Educação Católica:

THE RELIGIOUS DIMENSION OF EDUCATION IN A CATHOLIC SCHOOL: GUIDELINES FOR REFLECTION AND RENEWAL

Nesta semana, na seção Conheça um dehoniano, começamos a focalizar os participantes do curso de formação permanente, que está acontecendo em Roma, sob a coordenação do P. Osnildo Klann (BM). Este curso vai de início a setembro a fim de novembro. O primeiro a ser focalizado é o irmão Antônio Galvão ( Br. Antonio Galvão de Honorato BM, ) que professou a 11 de novembro de 1963.

As estatísticas da Congregação, de 31 de agosto de 2000, estão publicadas na seção de Cartas e Documentos. O total de membros da Congregação soma 2298 scjs, enquanto os noviços são 114 (cf. Status Congregationis - 31/08/2000).

O que acontece

Parabéns

A Savino Cannone IM que foi ordenado sacerdote em Andria, dia 9 de setembro de 2000.

Roma

Os estudantes voltaram e a casa está cheia, com o pessoal da formação permanente. Atualmente são 48 os moradores fixos da casa e mais 17 os da formação permanente.

Encontro da Família Dehoniana

Segunda-feira, 9 de outubro, começa o Encontro da Família dehoniana que reunirá religiosos dehonianos, leigos e religiosas de alguma forma ligados à Congregação pela espiritualidade. Serão cerca de 70 participantes hospedados na Villa Aurelia. Providenciaremos maiores informaçãoes sobre este evento.

Falando de vocações

De 18 a 21 de setembro 35 dehonianos reuniram-se em San Antonio, USA, para falar sobre vocações. Falou-se sobre a experiência pessoal, sobre a realidade das novas gerações, suas necessidades e sua cultura, as mudanças na vida religiosa, a experiência dos que trabalham pelas vocações e sobre estratégias para animar esta pastoral.

Estas informações foram extraídas de: http://www.fridgenotes.org/pages/September25.html, onde você pode ter maiores detalhes.

Uma fotografia

Dave Jackson (US) que integra a equipe de Willacy County, Texas, mandou esta fotografia tirada durante os incêndios, no verão norte-americano. A foto veio copm estas observações:

É uma vergonha e um desastre. A mãe natureza é espetacular. Esta fotografia horrível foi tirada em Bitterroot National Forest, a 6 de agosto deste ano. A autora da fotografia estava trabalhando enquanto tirava a fotografia não pode receber nada por ela,>Merece , pelo menos, o reconhecimento.

NB Willacy County fica no sul do Texas, perto da fronteira com o México. Os dehonianos que trabalham naquela área têm um portal na Internet: http://www.vsta.com/~spujdak/

Lembre de rezar por


+P. Peter Maria Miller, US

nasceu: 23.08.1917
professou: 01.10/1940
ordenou-se: 21.12.1945
morreu: 03.10.2000, in Wauwatosa, Estados Unidos

P. Peter nasceu em Chicago e entrou no seminário de Donaldson, depois foi ao noviciado tendo professado em 1940. Logo depois da ordenação, em 1945, voltou ao seminário onde começou, Donaldson. Trabalhou de pároco em East Chicago (Na.Sra. de Guadalupe), foi superior da escola de índios St. Joseph, em South Dakota. Neste período de South Dakota ele presidiu uma organização católica que dá apoio e assistência aos indígenas do oeste americano. Em 1956, voltou ao seminário de Donaldson, como superior.

 Com a eleio de De Palma a Superior geral, P.Miller foi escolhido Provincial, em 1959, cargo que ocupou atðisso, retornou ao trabalho pastoral, tendo sido pðoco em East Chicago e em San Antonio. Foi ainda animador missionðio e superior de Hales Corners (Monastery). Em 19987 foi para a ërica do Sul e lðomunidade de Villa Maria, residindo em St. Camillus.

Cartas dos primeiros noviços

Esta seção apresenta nesta semana as cartas que o P. Sacerdos de Pascal escreveu ao P. Dehon, enquanto fazia o noviciado. ( Fr. Alejandro, Sacerdos, de Pascal ).

"Comienza a decirle que el Sagrado Corazón continúa bendiciendo su viaje de una manera conmovedora y sensible. La carta que le envió le ha dado algunos detalles sobre su estadía donde la señorita D. en Lons-le-Saulnier. Su dedicación a nuestra Obra puede darnos un apoyo más grande que a lo mejor podemos imaginarnos. A pesar de su cansancio físico y moral ha podido hacer mucho en Bourg en dos días".