Notícias do Mundo Dehoniano

25 de novembro de 2000

O que há de novo

Mais um trabalho em preparação do Encontro Internacional sobre Educação, em Salamanca, está sendo publicado. Desta vez é uma conferência que P. Dehon fez a jovens. Está em francês e português. (Francês , Italiano and Português.)

Conheça um dehoniano focaliza o confrade Renato José Rohr (BM), nascido em julho de 1947 em Boa Vista do Buricá, e que está participando do Curso de Formação Permanente em Roma. Nesta última semana eles fizeram um retiro conclusivo do curso. A próxima sessão prevista é para setembro-novembro do ano que vem, em língua francesa.

O que acontece

Conselho geral

O Conselho geral passará a última semana do mês na nossa casa de Foligno (IM). Além de tratar dos assuntos de rotina será feita uma avaliação das atividades. Logo em seguida, o Superior geral, acompanhado do P. Ryszard Mis (CU), fará visita à província da Holanda.

Nota: devido a possíveis dificuldades de conexão e à reunião, pode acontecer atraso na atualização da primeira página de dezembro.

Esperança de vida na Congregação

Em 1978 o P. Raijmakers publicou uma tabela mostrando a média de vida na Congregação, década por década, publicada no Necrologium SCJ 1978, p 234. Odilo Leviski (BM) secretário geral adjunto, continuou esta pesquisa e publica aqui os resultados que está também na seção Cartas e Documentos (cf. SCJ Life Expectancy).

Impressões da Bielo-Rússsia

Czeslaw Konior (PO), superior da comunidade de Roma II visitou recentemente a Bielo-Rússia, na inauguração de uma casa de retiros naquela área. P. Czeslaw foi provincial da Polônia e, em seu tempo, a província polonesa passou a trabalhar naquele país. Em seu retorno ele escreveu suas impressões sobre a situação naquela país, ex-integrante da União Soviética. (cf. Impression of Byelorussia).

Foto semanal de P. Dehon

Stefan Tertünte (GE) voltou a publicar seus comentários sobre fotos relacionadas com P. Dehon, depois de encontrar uma foto de Leão Harmel. Sabemos do relacionamento que o Fundador tinha com este empresário. Os comentários abordam esta influência recebida dele. (cf. Leo Harmel and a Plan for Change in the Congregation).

Poder-se-ia escrever um livro sobre o relacionamento entre P. Dehon e Leão Harmel. Cada um a seu modo, eram mentalidades semelhantes. Ambos herdaram de sua mãe e devoção ao Coração de Jesus. Ambos alimentaram um espírito de sacrifício e de aceitação do sofrimento em sua vidas e a submissão à vontade de Deus através da oração. Ambos integraram a Ordem Terceira Franciscana e cultivavam o espírito ultramontano de obediência ao Papa. Não é difícil de reconhecer por que, a partir do primeiro encontro deles num congresso de operários, em 1873, os dois passaram construir uma profunda amizade.

Lembre em suas orações

+Fr. José Alves Vieira (LU)

+P. José Alves Vieira

nascido: 05.12.1934
professou: 29.09.1956
foi ordenado: 18.06.1961
morreu: 17.11.2000 em Funchal, Ilha da Madeira

Clicando no nome do confrade falecido você lê o obituário escrito pela Província de Portugal.

Cartas dos primeiros noviços

Esta seção continua mostrando cartas, ou trechos delas, do professo José Paris ao noviço Falleur. Este trabalho é de autoria de Egidio Driedonkx. Falleur .

"Cor Jesu Suavissimum"

"Peço-lhe perdão por interromper seu retiro. Recebi o que você mandou-me ontem. Era para um seminarista, mas ele não está satisfeito porque você não mandou o Manual da Tríplice Coroa de Ouro. Ele pagou-me um franco e meio para isso. Tenha a bondade de enviá-la o mais cedo possível. Também nós a necessitamos aqui para rezar durante o mês do Sagrado Coração. É uma novidade. Esperamos que o P. Cornu no-lo permita.