07 de abril de 2001

O que há de novo

Da Secretaria geral

Esta semana estamos publicando a lista dos que foram ordenados diáconos e presbíteros durante o ano passado. Está em Cartas e Documentos.

Deaconate Ordinations

Ordinations to the Pristhood

Roma

Publicamos, sempre em Cartas e Documentos,  também as versões em português e francês da carta do Superior geral sobre o livro La Rénovation sociale chrétienne.

Mártires dehonianos do século XX

Temos agora um link da página  Documents and Letters para a série Mártrires dehonianos do século XX. recebemos muitoscomentários positivos por esta iniciativa, iniciada por causa da beatificação do Padre Juan de la Cruz GarcÌa Méndez scj, a 11 de março.
 

O que acontece?

Congo

Angelo Cavagna (IS), enviou um relatório sobre sua participação na  Mission for Peace in the Congo, que noticiamos nas últimas edições. Esta operação começou a partir do lema "Anch'io a Bukavu".

Itália





Por iniciativa da comunidade da  "Casa S. Maria" em Pagliare, Itália, foi feita a entronização de um altar dedicado ao néo-beato, Juan María de la Cruz Méndez, dia  25 de março passado, no santuário do Imaculado Coração de Maria.

Este santuário fazia parte do seminário menor e é frequentado pela população de Tronto, no Vale das Marcas. Os fiéis compareceram em grande número na cerimônia da beatificação em Roma e mostram grande interesse pelo novo beato. Este passa a ser o primeiro templo dedicado a ele. Na ocasião foram distribuídos muitos santinhos dele.

O P. Evaristo de Alegría, vice-postulador geral, presidiu a missa solene da dedicação. Primeiro teve  a procissão em direção do altar sobre o qual estava colocado um quadro do santo. Em sua homilia, P. Evaristo abordou a figura de Juan de la Cruz, a partir da parábola do filho pródigo, exaltando o amor misericordioso de Deus, um tema muito caro a P. Juan. Em seguida houve a dedicação do altar. Depois da missa o povo quis beijar a relíquia do santo que vai ficar com eles. Este fato demosntra que o novo beato é  já universal e deve ser cultuado em toda a Congregação.

Roma
Espanha

Em resposta ao apelo de David Jakson  pedindo endereço dos que trabalham com jovens, Valeriano Gómez (HI) mandou-lhe esta lista que acabou em nossas mãos:
 

Espanha Valeriano Gómez scjvale@esic.es
Equador Benjamín Ramos scjbahia@impasat.net.ec
Equador Comunidad scjquito@uio.sanet.net
Venezuela Carlos Enrique filosofadoscjven@telcel.net
Portugal Jacinto Jardim cdehoniano@mail.telepac.pt
Itália do Norte Oliviero Cattani cattani@dehoniane.it
Itália do Sul Ezio Alessandroni ezioales@tin.it
Polônia Tadeo Michalek tadeoscj@polbox.com
Alemanha Gerd Henken gerdhemken@t-online.de
França Josef F. Furzon jddehon@ifrance.com
Inglaterra Hugh Hanley cajok@aol.com
Irlanda John Kelly jvianney@indigo.ie

Reze por

+P. Józef Kubik PO

nasceu: 12.03.35
professou: 14.09.52
foi ordenado; 29.06.59
morreu: 31.03.01 em Stadniki, Polônia

 + P. Kenneth Stoll US

 
nasceu: 01.09.1919
professou: 05.09.1940
foiu ordenado: 21.12.1945
morreu: 02.04.2001, em Holly Springs, MS

Natural de Buffalo, P. Kenneth entrou no seminário de Hales Corners. Professou em 1940 e foi ordenado em 45, em Milwaukee.
P. Kenneth dedicou toda a sua vida à pastioral paroquial começando por Valls, no Mississipi. Depois de um ano em Indiana Harbor, agora East-Chicago, ele voltou para o Mississipi, trabalhando em Holly Springs, de 1949 a 1953.

Foi para South Dakota em 53, ficando por 10 anos naquela área, na reserva dos índios cheyenne. Em 1963, voltou oputra vez para o Missisipi (H. Springa). De 67 a 80 trabalhou em Corinth e, de 81 a 95, em Sanatobia.

A partir daí aposentou-se mas continuou integrando na comunidade de Missisiopi: “Ele sempre foi um pastor zeloso e dedicado a seu rebanho”, disse o P. Cunniffe, coordenador da comunidade dehoniana do Mississipi. “Rezemos para que o Senhor lhe dê o descanso merecido por seus trabalhos”.