12 de maio de 2001
Justiça & PazNa página de Justiça & Paz estamos publicando um artigo tirado do website do Conselho Pontifício de J&P: From Debt to Poverty Reduction -- The Role of the Church. O artigo está em inglês e você pode ter as versões em outras línguas no website do Vaticano: www.vatican.va
Salamanca
Estamos publicando mais um trabalho em vista do encontro de educadores de Salamanca. Trata-se de um artigo de Robert Prelot Popular Education in St. Quentin, que está em francês e em português.
Também estamos publicando mais um artigo do P. Yves Ledure (EF) , em francês, sobre a atividade de P. Dehon como educador.
Arquivo da CongregaçãoJuan Domingo Griffone (AU) passou a publicar no mural do Colégio um boletim sobre o arquivo geral. Ele anuncia que Stefan Tertünte (GE), em sua viagem à França, achou 87 novos documentos, dos quais 19 são cartas endereçadas ao P. Dehon: 12 de L. Harmel, escritas entre 1882 e 1901 e 1 provavelmente escrita em 1911; uma é de P. Champions, sem data; quatro de Tiberghien, escritas em 1897, e outra talvez de Tiberghien a P. Dehon.
Tem também 18 cartas escritas pelo P. Dehon, quatro delas a Lemire, escritas entre 1898 e 1900; duas a Birot, escritas entre outubro e novembro de 1900; 12 a Tiberghien, escritas entre 1897 e 1919.
N.B. depois de ter trabalhando por 10 anos nas Filipinas o P. Juan Domingo Griffone está passando um ano em Roma, auxiliando no arquivo geral. Depois, ele retorna para sua província, a AU. Ele está concentrando seu trabalho na arrumação das revistas e a respectiva catalogação em database. Já estão catalogadas 50 revistas.
Finlândia
Nosso webmaster em Helsinki, Finlândia, Zdzislaw Huber, mandou esta fotografia de um grupo de jovens. Além de colaborar com este site, ele está envolvido em diversas outras atividades, a saber, é vigário paroquial de St. Mary em Helsinki, colabora com a pastoral das comunicações da Diocese e é tesoureiro regional. Daí a dificuldade, às vezes, de atualizar a página na hora certa. Por isso, recomendamos: tenham paciência!
Itália do Norte
Encontro Provincial em Trento
Toda dia Iº de maio a Província Italiana do Norte faz um Encontrão, a Berto a todos os seus integrantes, uma espécie de festa provincial. Este ano foi em Trento, e na nova Casa Sacro Cuore di Villazzano di Trento
Este ano apareceram cerca de 80 confrades, ao lado do P. Luigi Mostarda, superior, provincial, e P. Umberto Chiarello, representando o governo geral.
Os dehonianos estabeleceram-se em Trento em 1930. Segundo o P. Franceschetti, o Fundador desejava esta fundação. Esta casa foi a base da província em Trento e depois surgiu outra, S. Giuliana di Levico, uma casa para vocacionados, e duas paróquias.
O dia começou com uma fala do Provincial e as saudações do P. Chiarello. A Missa foi celebrada na paróquia da Madonna Bianca , depois teve o almoço na nova Casa Sacro Cuore. A antiga Casa Sacro Cuore foi vendida por ser muito grande. A nova casa é resultado da reforma de uma "villa", situada num alto do qual se vê quase toda a cidade.
A casa é um centro vocacional e acolhe grupos que vêm das diversas regiões do Norte da Itália.
No dia 1º de maio foram lembrados os confrades doentes e o aniversário do Superior geral.
Roma
A 1º de maio as comunidades de Roma I e Roma II festejaram o 59º aniversário do Superior geral, P. Virginio Bressanelli . O dia foi concluído com uma confraternização e uma brincadeiras.
Vaticano
No Anuário Pontifício 2001, à p. 1026, consta a lista do Conselho dos 18 (8 superiores gerais e 8 superioras gerais). Este Conselho serve de vínculo entre a União dos superiores gerais e as diversas Congregações do Vaticano. P. Virginio Bressanelli foi eleito para integrar este Conselho.
[foto tirada de Montevidéu em 1956]
+P. Aloysius Voorhuyzen (NE)
Nasceu: 09.05.1916
Professou: 08.09.1937
Foi ordenado: 18.07.1943
morreu: 02.05.2001 em Neepelt, BelgiumNascido em Amsterdam, ele professou em Asten e foi ordenado em Nijmegen onde ficou trabalhando até o fim de 1945. Foi então trabalhar na ação social de Amsterdam até meados de 1946, quando embarcou para a região Argentina-Uruguai. Ficou lá até 1961, tendo sido superior em Montevidéu de 1954 a 1960.
De volta à Holanda, foi parar no hospital de Rotterdam. Dali foi ajudar na Stella Maris de Rotterdam (Apostolado do Mar). Seus conhecimentos de espanhol o ajudaram neste ministério. Em 1963 foi transferido para Delft, onde foi vigário paroquial.
Em 1981 foi morar em Neepelt, na Bélgica, onde ficou até morrer. Ali ele morava com o pároco local, P. Tjeu Coninx, msc, e era vigário paroquial. Mostrava sempre interesse pela situação da Argentina e do Uruguai. Foi sepultado em Asten.