NOTÍCIAS DE ROMA


28 de Novembro 1998

O que há de novo

 Zolile Mpambani (CU) mandou uma carta a todas as Províncias, Regiões e Comunidades Territoriais em preparação ao encontro de formadores marcado para maio do ano que vem. A carta foi anexada à seção de cartas e documentos, em inglês, francês, italiano e português.

A tradução em inglês do relatório de Justiça e Paz nos Camarões acaba de ser publicado na respectiva seção.

A homilia do Pe. Superior Geral na missa de abertura do encontro de Superiores também está disponível em inglês, italiano e francês.

Também a fala inicial de abertura do Superior Geral está disponível.

Lembramos, de novo, que dia 30, segunda feira, foi escolhido para ser o Dia Internacional Dehonianao de Solidariedade com o Povo do Congo. Uma adoração eucarística foi preparada pelo P. Jack Kurps (US) e serve de sugestão. A declaração feita pelos superiores para aquele dia se encontra no anexo Special News from Rome Insert.

O que está acontecendo

Estamos contentes por ter, finalmente, uma seção em italiano. Isto se deve aos esforços do P. Casolino, superior Provincial da Itália Meridional que ofereceu os serviços de Francesco Mazzotta para a tradução italiana. Outros italianos, que tenham certo domínio de inglês, poderiam se oferecer para ajudá-lo (francesco@getnet.it).

Foi nomeada uma comissão para preparar a Conferência Geral, a se realizar em maio de 2000, em Recife (BS). Trata-se dos padres Carlos Alberto da Costa Silva, conselheiro geral responsável por J&P, Peter Sanders (CA), Angelo Cavagna (IS) e Nestor Eckert (BM). Eles terão a primeira reunião de 21 a 23 de dezembro deste ano, em Roma. O tema da Conferência será Economia e Reino de Deus.

Justiça e Paz focaliza.

O que há por detrás do atual conflito com o Iraque?

O Iraque tem sido devastado desde há 8 anos pelas sanções econômicas. Mais de 1 milhão de iraquianos, de uma população de 23 milhões, morreram, incluindo 500.000 crianças com menos de 5 anos. A UNICEF e outros órgãos independentes documentaram este massacre em andamento. (Veja a nota abaixo)

Embora o parágrafo 22 da Resolução 986 da ONU dê, claramente, ao Conselho de Segurança a autoridade para reduzir ou suspender o embargo segundo a cooperação dos iraquianos na eliminação do projeto de armamentos, os Estados Unidos e a Grã Bretanha continuamente têm bloqueado tal possibilidade. Eles insistem em que o Iraque deve primeiro atender uma longa lista de exigências, além de destruir as armas. Tal lista inclui a substituição de Saddam Hussein. Por essa razão, o Iraque tem se tornado cada vez mais relutante em cooperar com os inspetores dos armamentos.

Em agosto, o Iraque bloqueou ulteriores inspeções até que o Conselho de Segurança reconhecesse seu esforço de desarme. Aos 6 de outubro, o chefe dos inspetores para o desarmamento, Richard Butler, informou ao Conselho de Segurança que a UNSCOM (Comissão Especial da ONU) estava quase satisfeita quanto às armas químicas do Iraque mas não quanto às biológicas. A comissão Internacional de Energia Atômica que tinha desativado o potencial nuclear iraquiano.

Mais tarde, em outubro, quando a maioria dos membros do Conselho de Segurança tentou incluir o parágrafo 22 na sua agenda, para considerar a colaboração do Iraque com o desarme, os Estados Unidos e a Grã Bretanha bloquearam seus esforços. Isto provocou o Iraque a não cooperar mais com os inspetores. Os Estados Unidos e a Grã Bretanha iniciaram então a ameaçar com maciços ataques militares que, na estimativa do Pentágono, causariam a morte de pelo menos 10.000 iraquianos.

Para além da ameaça de ataque, há pouco incentivo para que o Iraque coopere com a inspeção, e parece que a administração Clinton quer as coisas assim.

Enquanto isso, a efetiva arma de destruição de massas &endash; o embargo &endash; continua sua ação mortífera.

Nota: Para se ter um volume de 100 páginas sobre A Analise da Situação das mulheres e crianças no Iraque contate Jean Ando, biblioteca UNICEF, jando@unicef.org [30 US $]. Também é acessível o serviço de informações da UNICEF: ftp://www2.unicef.org/pub/iraqsa

Bob Bossie (Província US) tem se ocupado da situação do Iraque nos últimos 8 anos. Foi ao Iraque 4 vezes. Em 3 destas visitas, violou a lei das sanções dos Estado Unidos, levando remédios para hospitais do Iraque.

Por Bob Bossie (US)
 

A MORTE ESTÁ RONDANDO. ESTÁS CONSCIENTE E REALMENTE INTERESSADO EM PÔR UM FIM?

Acabei de chegar de uma visita a Equitoria no sul do Sudão. Tinha ido no dia 16 de Outubro, passando pelo norte da Uganda e retornei no dia 29. A minha intenção era de visitar e atender as necessidades da nossa gente naquela área.

Um povo continuamente assediado e apreensivo. Durante este período pude testemunhar duas blitz por parte do governo de Khartoum. Eram os animais que nos alertavam com antecedência… os cachorros se escondiam, um macaco de estimação ia atrás. As galinhas corriam esvoaçando em direção dos arbustos mais próximos. Os pássaros emudeciam. Um silêncio repentino tomava conta de tudo. Seguindo os cachorros e o macaco, nós também procurávamos rapidamente um abrigo. Um medo paralizante tomava conta dos animais e das pessoas. "Vem um Antonov. Os animais ouvem o som da morte antes de nós," dizia o professor do lugarejo…

[O restante do artigo pode ser lido em inglês em Silent Death.]

D. Taban Paride, bispo da diocese de Torit,
no sul do Sudão

Lembrem em suas orações

+Pe. Samuele Testa (IS)

Nasceu: 14 de dezembro de 1919
Professou: 29 de setembro de 1937
Foi ordenado: 25 de junho de 1944
Morreu: 22 de novembro de 1998 em Savoniero, Itália

Conseguimos recentemente esta fotografia do Pe. Wilhelm Spätgens (GE) que morreu a 13 de outubro de 1998. Ela é acrescentada ao calendário dos mortos na respectiva secção.
 

Pe. Wilhelm Spätgens GE
nasceu: 9 de junho de 1913
professou: 11 de maio de 1934
foi ordenado: 23 de julho de 1939
morreu: 13 de outubro de 1998, em Neustadt, Alemanha