Em toda a parte onde estamos fazemos a experiência contínua de um mundo marcado pelo mal e, assim mesmo, na busca de realizar suas mais profundas aspirações: a verdade, a justiça, o amor e a liberdade (cf. Regra de Vida, 36).Reconhecemos que nossa vocação, como nos lembra João Paulo II (14.06.89), "é sempre mais atual, porque a sociedade de hoje sente ainda mais a necessidade de se encontrar com o Coração de Cristo para encntrar paz, serenidade, conforto e perdão".
Vivendo nossa vocação, queremos encarnar e testemunhar o primado do amor no mundo e nos emepnharmos sem reservas por uma humanidade nova no Coração de Cristo. (cf. Regra de Vida, 39).
Nós, Sacerdotes do Sagrado Coração, nos apresentamos como dehonianos, como seguidores do nosso Fundador, o Servo de Deus, Pe. João Leão Dehon, verdadeiro apóstolo do amor e da reparação ao Coração de Jesus. Nos propomos viver e vivificar o carisma de Pe. Dehon, sua espiritualidade e sua obra na Igreja e no mundo.
A Congregação dehoniana, fundada em 1978, difundiu-se com vitalidade crescente, procurando sempre responder às expectativas sociais e religiosas do povo. Nossa presença ainda è modesta diante das exigências da fé e da salvação da humanidade. Sustentada pelo amor salvífico de Cristo e pela materna proteção da Virgem Maria, consegue ser uma presença atuante e eficaz: paróquias, missões, movimentos eclesiais, ensino, formação dos jovens, imprensa e mass media, apostolado e promoção social entre os pobres, operários e marginalizados.
Com amor consagramos ao Senhor nossa vida e nossas energias para proclamar o evangelho do amor e servir aos irmãos, sobretudo nas situações e áreas mais difíceis e necessitadas.
Nossa experiência religiosa è uma missão e uma proposta concreta, um convite, para aqueles que se sentem animados pelo Espírito e dispostos a doar-se totalmente para que a Civilização do Amor ganhe corpo entre a humanidade e surja o Reino do Coração de Jesus.
"Eu vos deixo o mais maravilhoso dos tesouros: o Coração de Jesus. Ele pertence a todos mas tem um carinho especial pelos sacerdotes que lhe são consagrados e se dedicam completamente a seu amor" (Testamente espiritual de Pe. Dehon).Discípulos de Pe. Dehon, queremos, fazer da união com Cristo, no seu amor pelo Pai e pelos homens, o princípio e o centro de nossa vida. (Regra de Vida, 17)
Através de tudo o que fazemos, em situações tão diversas, nós, dehonianos, somos chamados a inserir-nos no movimento do amor redentor, em espírito de oblação, para reconduzir nossa vida e a da humanidade às suas origens: o Coração de Deus.
A vocação dehoniana, centrada no mistério do Coração de Cristo, fonte da Igreja, nos situa no coração da própria Igreja como "profetas do Amor e ministros da reconciliação". "Nosso Instituto é, por natureza, um instituto apostólico. Assim sendo, de bom grado nos colocamos a serviço da Igreja nas mais diversas tarefas pastorais" (Regra de Vida, 30).Nosso autêntico serviço à Igreja se funda na vida de oração e na oblação e se espressa particularmente nas atividades missionárias, na formação do clero e de religiosos, no ministério junto aos pequenos e humildes, no compromisso para instaurar o reino de justiça e de caridade cristã nas almas e na sociedade, na dedicação constante para que a comunidade humana, santificada pelo Espírito Santo, se torne Povo de Deus e oblação agradável ao Senhor. (cf. Regra de Vida, 31-32).
Somos 2300 padres e irmãos trabalhando em 38 paísesComo congregação, estamos divididos em Províncias, Regiões e Distritos, como formas de administração. Um número sempre crescente de províncias regiões e distritos mantêm sua própria Web Site, com informações sobre seu trabalho, na língua local. Através dos links com esta página, você pode entrar nestes sites. Nossoslinks tambèm o levam a outras seções.
África do Sul Albânia Alemanha Argentina Áustria Bélgica Bielo-Rússia Brasil Camarões Canadá Chile Croácia Equador Escócia Eslovênia Espanha Estados Unidos Filipnas Finlândia França Holanda India Indonésia Inglaterra Irlanda Itália Luxemburgo Madagascar México Moçambique Moldávia Polônia Portugal Rep. D. do Congo Suissa Ucrânia Uruguai Venezuela
(30) Nosso Instituto è, por natureza, um instituto apostólico. Assim sendo, de bom grado, nos colocamos a serviço da Igreja nas mais diversas tarefas pastorais.Embora não tenha sido fundado em vista de uma obra determinada, o Instituto recebeu do Fundador certas orientações apostólicas, que caracterizam sua missão na Igreja.
(31)Para Padre Dehon, fazem parte dessa missão a adoração eucarística, em espírito de amor e de oblação, como autêntico serviço de Igreja (cf. NQ, 01.03.1893), "e o ministério junto aos pequenos e humildes, os operários e os pobres (cf. Souvenirs XV), para anunciar-lhes as insondáveis riquezas de Cristo (cf. Ef 3,8).
Em vista desse ministério, Padre Dehon dá grande importância à formação dos padres e dos religiosos.
A atvidade missionária constitui para ele uma forma privilegiada de serviçco apostólico.
Em tudo isso, sua preocupação constante é que a comunidade humana, santificada pelo Espírito Santo, torne-se uma oferta agradável a Deus (cf.Rm 15,16).
Este texto foi estraído da Regra de Vida. Se você quiser ler mais sobre nossa espiritualidade e carisma, pode você pode entrar aqui na versão inglesa da Regra de Vida, publicada na Web Site mantida pelos Estados Unidos e Canadá. Estamos trabalhando para publicá-la em português.
Art work from Reparar é Amar published by Edições Dehonianas, Portugal