Notícias do Mundo Dehoniano |
11 de novembro de 2000
Antonio Cuomo (IM) pediu para acrescentar o link do movimento LTM -- Laici Terzo Mondo (Leigos pata o Terceiro Mundo). Este grupo foi fundado pela IM para promover as vocações missionárias leigas em favor do terceiro mundo, especialmente onde os dehonianos estão presentes. O portal foi introduzido em nossos links sob a bandeira da IM. (Itália Meridional). Publicamos também o endereço do P. Antonio e do grupo que ele coordena no momento.O que aconteceP. Antonio Cuomo scj
Centro di apostolato P. Dehon
Via Marechiaro,42
80123 NapoliTel. 0817691852
padreanto@libero.itGruppo Laici Terzo Mondo http://www.ltm.interfree.it
Via. A. Depretis, 62
80133 Napoli
ltm@interfree.itTel. 081.551.41.47
Fax 081.551.70.67Na seção sobre Educação, estamos publicando um artigo da Congregação para a Educação Católica: A escola católica no limiar do terceiro Milênio. O artigo está em English, French, Spanish, German, Portuguese and Italian.
A página "Conheça um dehoniano" focaliza o P. Mário Maestri , da BM. Ele foi ordenado em 1974 e, até há pouco, trabalhava na paróquia de Santa Inês, no Maranhão.
ParabénsDia 1º de novembro na paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Ambohimirary, Madagascar, cinco religiosos da nova Região MAD fizeram os votos perpétuos. O Superior geral e o Conselheiro geral, P. Zolile, estiveram presentes. Eles encerravam a visita à região, que celebrava também 25 anos de presença naquela ilha.
Lembrando
Eis que venho para fazer a tua vontade,
ó Deusl
(Heb. 10:7)25 Anos
de Presença
em MadagascarPreputial Vows of:
Fra. Yvon Mathieu
Fra. Fidèle Ramarolahy
Fra. Rolland M. N. Raveloson
Fra. Justin Razafindrakoto
Fra. Gabriel Ch. D. Rahavonolona
Paróquia de Nossa Senhora de
FátimaAmbohimirary, 1° de Novembro de 2000Para o dia de Finados deste ano, o P. Cláudio Siebenaler (CU) escreveu uma breve história do jazigo da Congregação no cemitério de Roma ( scj congregational cemetery plots). Tudo começou em 1899 quando morreu um jovem frater francês.
P. Adriano Borst (NE), arquivista, fez a lista dos confrades ( elencus) que viveram no Colégio Internacional/Cúria geral e que passaram para a casa do Pai. Se você notar a falta de alguém, entre em contato com: adrib@scj.org .
Foto da Família Dehoniana
Graças a Evaristo Martínez de Alegria (HI) podemos publicar esta foto tirada durante o encontro da FD, havido em Roma, em outubro passado.
Encontro da Família Dehoniana, 8-13 de outubro de 2000
Roma, ItáliaIdas & Vindas
O Sup. Geral voltou de visita a Madagascar (4/11) e já partiu (6/11), juntamente com P. Chiarello, em visita de uma semana à província Flândrica. Zolile Mpambani (CU) que acompanhou o Geral em Madagascar está num encontro de formadores da África, na República Sul Africana. Volta a Roma dia 19. Hadrianus Wardjito (CU) continua sua visita à Índia. Riszard Mis (CU) voltou de visitar a Alemanha onde tomou parte na Assembléia provincial deles.
Rome I & II despediram-se de Egidio Driedonkx (CH) que sempre passa três meses por ano a serviço de sua província, enquanto foge do frio europeu, Ele é arquivista da CH. Aqui em Roma desenvolve pesquisas no arquivo. Atualmente ele contribui para o portal SCJ publicando semanalmente as Cartas dos Primeiros Noviços, resultado de suas pesquisas. cf. Letters from the First Novices).
Aquilino Mielgo Domínguez (HI), provincial da Espanha, está em Roma. Veio tratar, com o P. Carlos Alberto da Costa Silva (CU) do encontro sobre Educação que vai ter no ano que vem em Salamanca, na província espanhola.
Carlos Frick entrevista Jean Garrity, professor da ESL
Jean Garrity é um dos professores do curso ESL Program (English as a Second Language) de Hales Corners. Este foi seu primeiro ano de colaboração naquele programa. Ele concede entrevista a Carlos Frick (VEN) (CF. Interview with Jean Garrity).
+Pe. Karel Louis de Bouvère (NE) nasceu: 15-/11/1918 in Leidschendam
professou: 08/09/1938
foi ordenado: 19/03/1943
morreu: 02/11/2000 em Nijmegen, Holanda.Depois de ordenado, P. Karel estudou Matemática e Física na Uviversidade de Amsterdam. De 1953 a 1957 ele ensinou em Bergen op Zoom. De 1957 a 1959 fez pesquisas em Amsterdam, concluindo com o doutorado em Física. De 1959 até 1961 continuou estudando, desta vez na Universidade de Berkeley, Califórnia. Em 1961 passou a fazer parte da equipe de pesquisas da "European Community for Atomic Energy", de novo na Universidade de Amsterdam, cargo que ocupou até 1965.
Em 1965 ele foi nomeado professor da Universidade Santa Clara na Califórnia. Aposentou-se em 1992 mas continuou lá à serviço de colegas e de alunos até 1999, quando voltou para a Holanda e foi integrar a comunidade de Nijmegen. Ainda assim prestou serviços na casa de idosos Joaquim e Ana, daquela cidade. P. Karel escreveu diversos artigos e livros sobre sua especialidade.
No vigésimo episódio da série, EgídioDriedonkx, volta à correspondência do Fr. Paris ao noviço Falleur.
"Cor Jesu suavissimum, amor noster.
Estou impaciente por escrever-lhe e dizer da alegria que me causou sua última carta. Após ler sua carta. decidi dizer ao menos 100 vezes por dia "Cor Iesu suavissimum, amor noster" ou "In te Cor Jesu speravi".