Mudança de endereçoAnote aí a mudança de número da rua do seguinte endereço:
Priesters van het H. Hart
Provincialaat - Huize Leo Dehon
Koning Leopolid III-laan, 27*
B-3001 Heverlee
Bélgica*O endereço velho tinha o número 23
Filipinas
A mensagem que segue foi mandada das Filipinas:
Saudações das Filipinas! Depois de um longo silêncio sobre nosso website, voltamos a agitá-lo. Esperamos poder atualizá-lo com maior freqüência doravante. Mudamos também o endereço de acesso. Confira: http://www.pagadian.mozcom.com/scjphil/
NB. a vinheta faz parte do novo site deles, a mudança vai figurar em nosso links.
Salamanca
Estamos publicando outro artigo em vista do Encontro de Educadores, em Salamanca. Trata-se de um artigo sobre o educador que foi P. Dehon. Está só em espanhol, escrito pelo P Andrews Theunissen (NE), intitulado: Padre Dehon y el Instituto San Juan de Saint Quintin.
Mártires SCJ do século XX
Stefan Tertünte (GE) incluiu mais um capítulo à série Mártires SCJ do século XX . É a história do P. Paulo Punt , assassinado numa colônia de pescadores do Pernambuco em 1975. (Fr. Paulo Punt of North Brazil)
Uma poesia feita em sua homenagem reza assim:
Sua igreja é o mar
Seu altar é a barquinha
Sempre nela a ajudar
Aos fiéis de sua vinha.NB. O artigo também pode ser acessado através do link: Celebrating the First SCJ Beatification: Fr. Juan Garcia Mèndez, scj.
A 26 de maio, em Stadniki, Polônia, Józef Wróbel, scj, bispo de Helsinki, ordenou os seguintes membros da Província da Polônia:Ao diaconato:
1. Wojciech Adamczyk
2. Jan Krzysciak
3. Dariusz Mroczek
4. Marcin PilatAo presbiterato:
1. Rafal Czernia
2. Piotr Dudek
3. Piotr Fulara
4. Przemyslaw KozakItália
P. Beniamino Zambetti (IS) chega aos 101 anos!
Dia 11 de abril, o P. Beniamino Zambetti completou 101 anos de vida, com 76 de sacerdócio a serviço da Igreja. Na ocasião a televisão italiana fez uma entrevista com ele, publicada também no Osservatore Romano.
Ele é o membro mais velho da Congregação e mostra mesma energia de 20 anos atrás, quando o Papa visitou a igreja de Cristo Rei e o padre lhe disse: Santidade, quando eu fizer cem anos, o Senhor vai estar chegando aos 80. Esta profecia acabou cumprindo-se. Agora ele diz: Eu cheguei aos cem, e ao papa passou todo esse tempo batalhando pela paz no mundo. Por isso, agradeço a Deus e digo sempre: Dominus conservet eum et vivificet eum…
A entrevista completa, em italiano, pode ser acessada através de l'Osservatore Romano
Fornecido por Paolo Gazzotti, secretário provincial IS
NB Artigo sobre os 100 anos de P. Zambetti foi publicado no ano passado, a 16 de abril. Confira: (cf. Father Zambetti's 100 Years).
Moçambique
P. Maggiorino Madella, scj, atacado em Maputo
P. Madella é o segundo à esquerda, perto do Superior geral
No início da noite do dia 14 de Maio 2001, quando voltava para casa depois de ter presidido a celebração da eucaristia numa comunidade religiosa de irmãs, ao chegar no portão da sua residência no Fomento, ao carro conduzido pelo P.Madella se aproximaram dois indivíduos. Um dos dois ficou à frente do carro, enquanto o outro colocou-se do lado da janela do condutor. Pediram que o padre se afastasse com a clara intenção de roubar o carro. O padre não aceitou. Ameaçado com uma pistola, continuou a não aceitar. Ao abrir a cancela eléctrica o homem que o ameaçava abriu fogo e logo os dois fugiram.
O padre Madella foi atingido numa perna e socorrido pelos confrades que ouviram o disparo e saíram da casa.
As suas condições actuais são as seguintes: tem uma fractura bastante grave, pois o fêmur se encontra esmigalhado lá onde passou a bala. A perna está muito inflamada. A bala passou ao lado da artéria, e foi sorte, pois se a tivesse atingido a hemorragia teria sido grande e irreparável, talvez levando-o à morte.
Como em Maputo não há todas as necessárias condições para um tratamento seguro e adequado, mesmo para prevenir possíveis e frequentes complicações nestes casos, como uma trombose ou infecções, achou-se por necessário transportá-lo até à Itália.
O regresso à Itália parecia porém quase impossível, visto que deveria viajar deitado, mudar de avião, com grandes transtornos e perigos...
Mas através de contactos com a Embaixada italiana em Maputo, depois de telefonemas ao próprio Ministro da Saúde da Itália e contactos com o próprio
Primeiro Ministro da Itália, chegou-se a viabilizar a solução melhor: um avião militar sairá da Itália e levará o Padre Madella até Bolonha, onde será tratado no Hospital Maior pelo Doctor Stefano Boriani, por dom da providência presente no Maputo nestes dias.
No entanto esta viagem se transformará numa viagem da esperança também para
um moçambicano de nome Gregório, funcionário da embaixada da Itália, que
padeceu neste mesmos dias de derrame cerebral com paralisia. Viajará com o padre, assistido por uma equipa médica que virá da Itália, para lá receber oportunos tratamentos. Tudo isso graças à generosidade de médicos e amigos de Moçambique a residir na Itália. São eles que garantirão as despesas necessárias a tratar o doente.
Em pouco tempo (dois, máximo três dias) os doentes estarão nos hospitais italianos a receber os cuidados de que necessitam. Para que a viagem se realize falta somente a parte burocrática de obter as devidas permissões dos países que serão sobrevoados pelo avião, sendo um avião militar.
Tanta generosidade, a intervenção de muitas pessoas de boa vontade, irão ajudar a resolver de maneira positiva o que tão bruscamente uma mão maldosa quis provocar no Padre Madella e o que uma doença provocou no Gregório.
+Litteria Ciarrocchi, ( 91)Dia 15 de maio, morreu a mãe do Ecônomo geral, P. Emílio Ciarrocchi. Ela chamava-se Litteria e tinha 91 anos. Tem outro filho padre, Umberto, membro da IM. A carta escrita na oportunidade pode ser lida, em italiano: (cf. Prot. n. 107/2001).