NOTÍCIAS DO MUNDO DEHONIANO |
29 de janeiro de 2000
O texto francês de l’Archivio Dehoniano foi acrescentado e pode ser acessado na página de Cartas e DocumentosContinuando uma programação que pode se estender bastante, Conheça um SCJ, na página vocacional, David Marsden (BH), cursando o último ano de teologia, conta sua experiência vocacional dehoniana.
Na página da Conferência Geral foi publicado o texto ECONOMIA E REGNO DI DIO: documento di lavoro. Por enquanto só temos a versão original em italiano. O texto em inglês e francês será publicado tão logo esteja disponível.
RomaPoster das igrejas jubilares da Finlândia
O Rev. Ikika Kantolan é bispo luterano da diocese de Turku, na Finlândia, onde diversos dehonianos trabalham. Ele veio a Roma para participar das celebrações de Sto. Henrique da Finlândia e da celebração ecumênica com o Papa João Paulo II na abertura da Porta Santa da igreja de S. Paulo Fora dos Muros. Ele veio acompanhado de nosso confrade P. Jan Aarts, Administrador Apostólico da diocese de Helsinki e pelo arcebispo ortodoxo da Finlândia, Rev. Johannes. Tivemos a oportunidade de entrevistá-lo sobre o Jubileu na Igreja Luterana e sobre o Ecumenismo.
CF: Interview with Bishop Ikika Kantolan Lutheran Bishop of Turku, Finland.
Do MoçambiqueLembrem em suas orações:Os dehonianos do Moçambique fizeram sua Assembléia anual em Milevane de 7 a 9 de janeiro de 2000. Zolile Mpambani (CU) representou o governo geral.
Do Brasil
Dia 11 de janeiro começou em Taubaté a Curso de Doutrina Social da Igreja, com 47 participantes, de várias partes do país, a maioria deles, leigos. P. Carlos Alberto da Costa Silva (CU) assessorou a primeira semana. O curso dura duas semanas.
Em Rio Negrinho (BM) se desenvolve a preparação aos votos perpétuos para religiosos da América do Sul. Tem 18 dehonianos, sendo 7 da BM, 3 da RBM, 4 da BS e 1 de AU, CH, MAR e VEN. O destaque fica para Javier Bravo (HI) superior dos dehonianos no Equador. Ele é o principal assessor do encontro.
Foto semanal de Pe. Dehon+Ir. Henricus Anastasius Baars (NE)
(fotografia feita antes de ele ir para o Congo)
Nasceu: 05.05.1906
Professou: 19.03.1930
Morreu: 19.01.2000, em NijmegenNascido em Lisse, em 1906, ele entrou na Congregação a 19 de março de 1930, em Heer, na Holanda. Durante 13 anos trabalhou na manutenção do seminário menor de Helmond. Depois trabalhou como mecânico no seminário menor de Bergen op Zoom por três anos.
Em setembro de 1946 partiu para as missões no Congo (Zaire). Trabalhou em Kisangani, Pawa, Bafwabaka, Babonde, Ngayu e Mabona. Em Pawa construiu um hospital para leprosos. Instalou um sistema da purificação de água, fez a instalação elétrica, construiu uma escola profissional, noviciado, igreja, orfanato e a casa das irmãs em Babonde.
Em 1964, após a rebelião dos simbas, voltou para a Holanda e trabalhou na Procuradoria das Missões em Rotterdam. Mais tarde foi transferido para Sittard, e, finalmente, em janeiro de 1969, para Karken.
Em 1987 integrou-se na comunidade de idosos em Nijmegen. Ele foi sepultado no cemitério da comunidade local.
(tradução de Piet Adam - NE)
+Pe. Waldemar Goedert (BM)
Nasceu: 28.06.1915
Professou: 16.01.1937
Foi ordenado: 17.12.1941
Morreu: 19.01.2000 em Jaraguá do Sul, BrasilApós a ordenação trabalhou nestes lugares:
- 1942: Vigário paroquial em Lavras (Sant’Ana), MG
- 1943: Vigário paroquial em Brusque, SC
- 1948: Pároco de Sant’Ana, em Lavras, MG
- 1954: Vigário paroquial em S. Vicente Ferrer, Formiga, MG
- 1956: Professor em Taubaté, SP
- 1962: Vigário paroquial de Formiga, MG
- 1965: Vigário paroquial de Brusque, SC
- 1986: Vigário paroquial de Guabiruba, SC
- 1990: passou a viver no Noviciado, em Jaraguá do Sul, SC.
+Pe. Paul Raths (GA+LW)*
Nasceu: 07.01.1932
Professou: 24.09.1955
Foi ordenado: 02.07.1961
Morreu: 23.01.2000, em Luxemburgo*Nota: A secretaria geral da Cúria está usando provisoriamente a sigla GA+LW para denominar a província que resultou da fusão da GA e da LW, enquanto não fica definido um nome diferente.
Notre Dame de Liesse era o mais conhecido santuário mariano da diocese de Soissons nos tempos do Fundador. Construída com as pedras que sobraram da catedral de Laon, a igreja foi inaugurada em 1115. Assim começa o comentário de Stefan Tertunte (GE) sobre a foto alusiva: Notre Dame de Liesse.Pe. Dehon na América do Norte
Dia 21 parti para Edmonton, a Rainha do Oeste, capital do estado de Alberta. A cidade cresce depressa como as cidades americanas. Esta semana Paul McGuire narra a visita do Fundador a Edmonton, Canadá. Acrescentamos ainda uma foto dos primeiros professos norte-americanos, pois aquele foi um dos lugares pioneiros da presença SCJ na América do Norte.
Inverno ©
compliments of image 100