02 de março de 2002
Ano Dehoniano - semana 2
Preparação ao 125º aniversário da Congregação
Centro de EstudosA pedido do Centro de Estudos de Roma, estamos abrindo uma nova sessão intitulada “Dehoniana”. Abordará temas nossos, da revista Dehoniana, que é publicada três vezes por ano. Com o aval das províncias que publicam traduções desta revista esperamos poder publicar nestas línguas também. Isso vai levar algum tempo até funcionar regularmente.
Esta semana estamos publicando a edição 2000-3 em sua edição típica bem como em inglês e português. Dentro dos limites que nos cercam estaremos publicando edições retroativos até 1994.
Este link (2000-3) abre a página master, a qual leva para a edição típica, de onde você pode aceder às outras línguas.
![]()
Novos endereços de Email
A secretaria geral forneceu um alista atualizada de endereços de email, atualizada na medida em que novos endereços e alterações foram comunicadas a Roma. Pedimos que as casas que têm endereço e não figuram nesta lista comuniquem o endereço a Roma (scjcuriagen@scj.org)
Provincial - Regional - District Central (provincilate) Houses
Provincial - Regional - District House Email Addresses
Lembramos que a ProvínciaHI tem novo endereço: secretaria@scj.es, ao qual a correspondência deve ser enviada.
![]()
Justiça & Paz
Esta semana temos uma carta do P. Carlos Alberto da Costa Silva - Secretário geral de J&P convidando os encarregados deste setor nas províncias a porem mãos à obra na preparação do Encontro de Montreal 2002. A carta vem em português, inglês e francês. Outras traduções serão publicadas quando disponíveis. A carta, March 1, 2002, está na página dedicada ao encontro de Montreal. Há outros documentos novos sendo publicado nesta página. Um deles é em português e de autoria de José Agostinho, responsável por J&P na Província portuguesa.
SOCIEDADE PORTUGUESA: LUZ E SOMBRAS
Reunidos em Comissão Provincial de Justiça e Paz e de Actividade Missionária da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, procurámos reflectir e analisar a actual situação da nossa sociedade nos mais variados aspectos. Da análise feita ficaram-nos muitas preocupações e outros tantos desafios....
Outro artigo é o relatório do encontro de J&P da área Europa Sul.
3 e 4 de Dezembro de 2001 estiveram reunidos no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, Alfragide, Portugal, os Promotores de Justiça e Paz da Europa do Sul....
ArgentinaDia 20 de fevereiro o site Vidimus Dominum publicou uma entrevista com nosso confrade Bishop Marcelo Palentini, de Jujuy, no qual ele enfatiza o espírito missionário que o entusiasma.
de Vidimus Dominum
20.02.2002![]()
Idas e vindas
O Superior geral e o P. Umberto Chiarello, estão na Espanha, em visita fraterna àquela província. Passam o mês de março quase todo, entre contatos e paellas.
Emilio Ciarrocchi, tesoureiro geral, e os membros da Comissão Financeira geral, estiveram reunidos em Paris, durante a semana que está terminando.
![]()
Parabéns
A Ntsikelelo Bambatha, que professou votos dia 2 de fevereiro pela província Sul-Africana, em Bethulie.
![]()
Brasil
A 20 de fevereiro, "L'Osservatore Romano" anunciou a transferência de D. Murilo Ramos Krieger, scj, de Maringá para Florianópolis. D. Murilo volta a seu estado natal e à sede onde começou seu ministério episcopal, como bispo auxiliar, em 1985. Ele substitui outro dehoniano, D. Eusébio Scheid, recentemente transferido ao Rio de janeiro.
![]()
África do Sul
Três estudantes dos Camarões chegaram à África do Sul em Janeiro deste ano. Trata-se de Gilbert Kamata Tatsi, Pascal Noudjom e Basile Fouomené. Depois de um rápido giro, foram para Merrivale, onde vão ficar estudando teologia por quarto anos.
de Indaba Express
boletim da Província AM
24ª Reunião dos ex-alunos do S. JoãoPelas atas sabemos que Octavio Leduc era o presidente desde 1904. A associação contava mais de 100 membros. Uns vinte ex-alunos já tinham morrido. O P. Rigault celebrou a Missa. O P. Massino Cottard, missionário no Norte do Brasil, desde 1895pregou. Ele comparou a vida religiosa no Brasil com a da França. O estilo brasileiro é muito mais vivo que na França. Ele desafiou a França a recuperar seu fervor religioso. A religião era ensinada às crianças na escola.