NOTÍCIAS DE ROMA


22 de maio de 1999

O que há de novo

Em preparação à Conferência geral, esta semana tem três textos para leitura. Um é em italiano, um dossiê escrito por Riccardo Moro, "La fenomenologia del debito"; outro, em francês, é a primeira parte de uma palestra do professor Albert Hari, de Estrasburgo: "L'Argent - Maître du monde?", e enfim, um em inglês, que é a segunda parte de Anchor Bible, "Year of Jubilee", de Cristopher Wright. Esperamos que estes documentos possam ser de ajuda.

Esta semana há alguns acréscimos à bibliografia.

por Carlos Alberto da Costa Silva (CU)
 

Durante o encontro de formadores realizado em Roma, diversos participantes fizeram uma reflexão sobre o encontro. Hoje apresentamos a de Richard de Leo (US) e de Juan Carlos Cerin (AU), cada uma na sua língua original (CF. Formation Meeting Reflections)

O distrito da Índia mandou algumas informações que estão publicadas sob o título (CF. News from India).

Apresentamos o quarto cartoon da série Dehon cartoons. A figura desta semana leva por título: "Il crée un journal, il se bat pour des idées".

Na Página das Vocações (CF May 21, 1999) está publicada uma carta enviada aos participantes do Encontro de Lavras (1-21 de agosto), com a programação atualizada (CF. International Vocation Meeting). Confira estes documentos na seção vocacional.

O que acontece

Dia 21 de maio, sexta-feira, terminou o Encontro de Formadores, em Roma. Houve 39 participantes das seguintes Províncias, Regiões e Distritos: AM:1, AU:2, BH:1, BM:4, BS:2, CA:1, CH:1, CM:1, GA:1, GE:1, HI:3, IM:1, IN:2, IND:2, IS:2, LU:3, MAD:2, PHI:1, PO:3, US:2, ZA:1 . Osnildo Klann (BM) e Zolile Mpambani (CU) atuaram como moderadores enquanto Wilson Joenck (BM) foi o responsável pela síntese e Francesco Mazzota (IS) atuou como secretário ad hoc. Um dos pontos altos foram as duas palestras dadas por Amadeo Cencini, um padre canossiano perito na formação. O Superior geral apresentou suas orientações na homilia de abertura e de encerramento e no discurso de abertura. Os conselheiros tiveram um dia para falar do setor que cada um acompanha na Congregação. O documento final será publicado no web site e enviado às províncias logo que estiver disponível.

Por Odilo Leviski (BM)

Reunião dos formadores da América Latina

A 8 de maio os formadores da América latina reuniram-se em Roma. Também participaram Pe. Carlos Alberto da Costa Silva (CU), P. Zolile Mpambani (CU) e Pe. Osnildo Klann (BM).

Pe. Virgínio abriu o encontro ressaltando a importância da formação.

Eles trataram destes assuntos:

1) Avaliação do noviciado na Argentina

Todos ressaltaram o valor positivo daquela experiência, especialmente de seu caráter internacional. Foi dito que os responsáveis pelos noviços deveriam passar mais tempo naquele noviciado quando em visita aos seus noviços. O Pe. Guillermo Exner prometeu aprofundar a dinâmica enfatizando a oração a vida comunitária e a missão. Acrescentou ainda que a participação do povo tem sido fundamental na formação dos noviços.

2) A preparação aos votos perpétuos

Os conteúdos e a duração deste projeto agradam. Na última sessão houve a presença positiva de uma irmã que deu um curso.

As sugestões foram estas:

a) Os formadores devem estar mais presentes durante o encontro para garantir uma linha de unidade.

b) Deve-se evitar qualquer caráter festivo neste projeto

c) Deve-se mandar a avaliação escrita aos palestristas deste preparação.

3) Preparação ao Encontro de formadores, no Chile no ano 2000.

Dada a ausência do representante do Chile foram feitas estas considerações:

a) O tema: o apostolado dehoniano no terceiro milênio. Deve-se refletir sobre o apostolado social do Pe. Dehon na formação pós-noviciado.

b) Procurar uma linha de continuidade nestas reuniões de formadores e um modo de repassar isto aos que não participam. Uma eventual reunião de todos os formadores foi deixada para ser tratada outra vez.

Por Osnildo Klann (BM)

Lembrem-se em suas orações:

+Pe. Maurice Mathieu (GA)

Nascido: 02.02.14
Professou: 01.11.37
Foi ordenado: 21.04.46
Morreu: 10.05.99 em Moujins, França
 

+Pe. Paschalis Motsamai (AM)

Nascido: 01.12.41
Professou: 08.09.65
Ordenado: 27.03.71
Morreu: 10.05.99, em Aliwal North, África do Sul

Nascido em Aliwal North, ele estudou na Inglaterra. Depois seguiu esta trajetória:

1972 74: Paróquia de St. Francis, Aliwal

1974-78: Rouxville

1978-80: Mestre de Noviços em Teresa Mission

1980-85: Doordrecht

1985-86: Burgesdorp e Rouxville

1986-89: Rouxville

1989-93: St. Francis, Aliwal

1993-96: Molteno

1997-99: Capelão do hospital em Mt. Carmel

Em fevereiro de 1999 foi nomeado pároco de Graaf Reinet, adoeceu em abril e veio a morrer em Aliwal.

Ele apreciava música tendo composto diversos cantos litúrgicos que entraram a fazer parte de um livro de cantos.

Também traduziu muita coisa do inglês para o sotho.

Por Ziggy Chwaja (AM)
+Ir. Gerald Selenke (ZA)

nascido: 06.02.40
professou: 08.09,59
morreu: 12.05.99, em Milwaukee, WI, Estados Unidos

Natural de Kansas, entrou no noviciado aos 18 anos. Seu primeiro trabalho foi de professor no seminário de Donaldson. Depois foi mestre do noviçiado para os irmãos

Participou de diversas comissões e foi o primeiro irmão a integrar o conselho provincial da US.

Em 1976 foi para Lesotho, África. Ali foi diretor da Escola Técnica de Leribe. Em 1979 voltou aos EEUU onde supervisionou a construção dos novos projetos da Escola São José em Chamberlain, S.D. Em 1982 foi ser procurador das missões no então Zaire. Diante do colapso da economia zairense ele passou a agenciar recursos para todos os missionários do norte do Zaire.

Em 19992 negociou a soltura de 16 prisioneiros presos numa demonstração e era o intermediário de muitas instituições naquele país.

Apesar da situação se agravar ele continuou seu trabalho, providenciando a vinda de medicamentos, água potável e comida através de aviões fretados por ele.

Em sua última visita aos EEUU soube que sofria de câncer. Mesmo assim, à distância, continuou a trabalhar pelo povo do Congo.

Por Mary Gorski
Escritório provincial de comunicações

Foto semanal do Pe. Dehon

Esta semana, Stefan Tertunte (GE) escolheu uma fotografia da mãe de Pe. Dehon e escreveu o costumeiro comentário sob o título de Photos from the life of Fr. Dehon. Stéfanie Adèle Belzamine Vandelet