Notícias do mundo dehoniano |
17 de junho de 2000
The Message to the Congregation and the Dehonian Family for the Feast of the Sacred Heart é o título da carta para a festa do S. Coração de Jesus. A carta contém a mensagem conclusiva da VI Conferência geral, realizada em Recife, em maio deste ano.Conheça um dehoniano apresenta Stefano Zamboni (IS) , estudante de teologia em Bolonha.
O superior da casa de Amsterdam (Honthorstraat 20) informa que infelizmente, a partir de 1º de agosto a casa não poderá mais receber visitas pois será fechada e vendida. A casa sempre acolheu os dehonianos de passagem por aquela cidade.
A Maison Missionnaire e o Provincialado de Paris (11 Passage Doisy 75017) mudaram para:
19 Rue St-Maur 75011 PARIS
Telefones:
Geral : 01 44 93 20 00Email:
Provincialado: 01 44 93 20 02
Secretaria provincial: 01 44 93 23 32 (Mr. Stanislas)
Superior da casa: 01 44 93 23 80
Tesouraria Provincial: 01 44 93 20 05
Procurador das Missões: 01 44 93 20 03
Jovens Dehonianos: 01 44 93 23 88 (P. Furzon, pro Wim)
Fax: 01 44 93 23 38Provincialdo: gaprovscj@aol.comA comunidade Sagrado Coração de Trento (Casa S. Cuore) mudou-se para S. Giuliana di Levico em Villazzano de Trento. É uma nova casa de pastoral vocacional. Estes são os telefones:
Jovens Dehonianos: jddehon@ifrance.comCasa S. Cuore
Salita dei Molini, 36
38050 Villazzano de Trento (TN)Telefone: (0461) 921414
Fax: (0461) 914060
Parabéns aLeonardo Javier Zampa (AU) que a 17 de junho faz sua profissão perpétua.
Situação no Congo
O seguinte artigo apareceu em "VIDIMUS DOMINUM" a 12 de junho. Está em várias línguas. O artigo menciona a carta "S.O.S. From SCJ Missionaries in the Congo" datada de 9 de junho, do Governo Geral, referindo-se especialmente à situação em Kisangani . A Província IS publicou KISANGANI A FERRO E FUOCO, disponível em italiano. Esperamos poder traduzir este texto em breve. O Superior geral está incentivando os confrades a tomar conhecimento da situação a pressionar governos e organismos para retomar o diálogo de reconciliação entre as partes envolvidas.
Congo: SOS dos Dehonianos contra o dramðico genocÇio
Denúncia da situação em Kisangani
Bolonha (Itália), 12 de Junho(VID) - Dramático "SOS" dos Missionários Dehonianos sobre a situação no Congo. O apelo denuncia o horrível genocídio e pede intervenção imediata do governo italiano, da ONU, do governo dos EEUU, da Bélgica e de outros países que possam influenciar na situação.
O documento traz a assinatura do Superior Geral, Virginio Bressanelli, e dos padres. Carlos Alberto da Costa e Ryszard Mis, conselheiros gerais da Congregação.
Numa detalhada descrição afirmam que "a cidade (Kisangani) está sem eletricidade e água desde segunda-feira (6 de junho) pela ruptura da usina elétrica. O povo não tem coragem de sair para sepultar os mortos e para procurar alimentos e outros suprimentos necessários. Os feridos ficam sem cuidados pela falta de medicamentos".
Os Padres do Sagrado Coração de Jesus estão presentes em Kisangani há mais de cem anos e sentem uma obrigação particular em relação àquele povo abandonado e martirizado, submetido à exploração e a mesquinhos interesses nacionais e internacionais.
"O Senhor Jesus &emdash; conclui o comunicado &emdash; não nos condene por termos assistido passivamente a este sofrimento e morte de nossos irmãos africanos".
A situação dos Padres de Verona é igualmente difícil. Sua casa foi bombardeada diversas vezes. Fontes combonianas falam de táticas de intimidação para que os acidentais se retirem, eles que são testemunhas indesejados dos massacres havidos.
DE VIDIMUS DOMINUM
June 12, 2000NB Vidimus Dominum é editado em várias línguas Este link leva para a página em inglês. Dela você pode ir para as outras línguas. A Cúria geral SCJ é um dos membros que apóiam Vidimus Dominum.
Outras informações foram fornecidas por Riszard Mis (CU), conselheiro geral responsável pelas missões:
As primeiras três fotos desta séria não tinham comentários. Nas próximas semanas Stefan Tertünte volta a tecê-los. Esta semana o assunto é a Basílica de Cristo Rei, em Roma: "The new Temple of the Sacred Heart of Jesus" ."The title of an article in the periodical "Il Regno del Sacro Cuore di Gesù" (The Sacred Heart of Jesus) in June 1920. In fact the name of the church - a big desire of Fr. Dehon for many years - changes frequently throughout the years. Until 1924, the official title was International Votive Temple of the Sacred Heart of Jesus in Rome, then, until 1927 the church is sometimes called International Votive Temple of Peace and only with the erection as a parish the title Parish Temple of the Sacred Heart of Christ, King of Peace becomes definitive."
Correspondência dos primeiros noviços antes do consumatum est (1878-1883) por Egidio Driedonkx (CH). É uma recente publicação da Província chilena. Passamos a apresentar aos poucos estas cartas começando por Fr. Alfonse Maria Rasset. Ele entrou a 28 de junho de 1878 e professou a 8 de setembro de 1879.