03 de Março de 2001

*O que há de novo?

Pedimos desculpa por estar fora do ar duas semanas. O computador do editor pifou e ele não podia trabalhar. Só no dia 23 de fevereiro entrou de novo em ação e agora tem que reestruturar muita coisa que se perdeu até por falta de uma cópia de reserva dos dados. Isto pode alterar as próximas edições. Paciência.

Mensagem para o Dia de Oração pelas Vocações Dehonianas
Na seção Cartas e Documentos está a carta do Superior geral por ocasião do dia natalício de P. Dehon, 14 de março. A carta, este ano, foi escrita em La Capelle enquanto o Superior geral visitava a Província EF. Trata-se da primeira visita de P. Virgínio à casa Natal do Fundador. (cf. Message for Dehonian Vocations Day).

Estou em visita fraterna e pastoral à província Européia-Francófona (EF), visita que termina hoje em La Capelle. Pela primeira vez entro na casa natal de P. Dehon. Me demoro em sua sala de estudo e oração, na qual certamente ele refletiu bastante e amadureceu muitos de seus sonhos e compromissos, que têm continuidade hoje através de nós. Estive também em São Quintino, berço da Congregação e de toda a Família Dehoniana. Rezei junto ao túmulo de P. Dehon, com o pensamento e o coração voltados a todos vocês e ao mundo no qual trabalhamos, estimulados por sua herança.

Novo Site

A Província italiana do Sul (IM) dispõe de um novo site para os jovens e para o trabalho vocacional. Este endereço vai ser acrescentado nos nossos links: http://utenti.tripod.it/dehoniani.

(Informação de Ezio Allessandroni (IM))

Novo email

A Região do Canadá Francês (CGA) tem novo endereço de email que é o seuinte e ao mesmo tempo endereço pessoal do Superior, Maurice Légaré: mlegare@qc.aira.com.

A Província Franco-Européia (EF) também mudou de endereço: efsecprov@infonie.fr.

Mártires do século XX.

Outro mártir a ser focalizado nesta série é o padre italiano Martino Capelli (IT) que foi morto pelos nazistas na Itália, quase ao fim da Segunda Guerra Mundial. Esta série foi preparada por Stefan Tertünte (GE) em homenagem à próxima canonização do protomártir P. Juan García Méndez (HI). O processo diocesano de canonização do P. Capelli foi concluído há pouco na diocese de Bolonha. Veja nota abaixo.

13.01.01     Introduction
20.01.01     Frs. Josef Benedikt Stoffels and Nicolas Antonius Wampach
27.01.01     Fr. Mariano Johannes García Mendez
03.02.01     Fr. Franz Stanislaus Loh
10.02.01     Fr. Kristiaan Hubertus Muermans
03.02.01     Fr. Nicola Martino Capelli
10.03.01     An Accidental Saint: Fr. Mariano Johannes García Mendez
17.03.01     Dutch SCJs in Indonesia
24.03.01     SCJs in the Congo
 

Dia 10 de fevereiro foi conclu_do o processo diocesano de canonização do P. Martino Capelli na igreja de Santa Maria dos Sufrágios, em Bolonha. O cardeal Giacomo Biffi, Arcebispo de Bolonha, presidiu a celebração.O processo levou 5 anos sob a direção de um censor diocesano que ouviu mais de 50 testemunhas e examinou os escritos do padre Capelli. O material recolhido ocupa oito volumes. Agora, a causa passa a Roma. O P. Luigi Mostarda, provincial da IS, elaborou esta breve biografia do padre por ocasião da missa em Bolonha.

Podemos publicar também o decreto da Congregação para a Causa dos Santos sobre a beatificação de João Maria da Cruz:
 
 

VALENTINA
BEATIFICATION OR DECLARATION OF MARTYDOM
of the Servant of God
Juan Maria de la Cruz
(in the world: Mariano García Méndez)
Priest
of the Congregation of Priests of the Sacred Heart of Jesus
(1891-1936)
---------------
Decree of Martyrdom





O decreto está em português, inglês, italiano, espanhol, francês e latim.


*O que acontece?

Parabéns a

Edward Zemlik (US) que foi ordenado diácono na paróquia de S. Mateus, Evangelista, dia 24 de fevereiro deste ano

.Moçambique

O corpo do P. Pietro de Franceschi foi encontrado no dia 22 de fevereiro por um pescador do lugar a cerca de três quilômetros do lugar em que seu jipe foi arrastado pelas águas. O corpo foi logo reconhecido e foi sepultado no dia seguinte em Pebane, onde ele trabalhou por mais de 20 anos, foi celebrada a Missa de exéquias. Seu enterro deu-se em Milevane. P. Pietro morreu afogado dia 30 de Janeiro deste ano ao atravessar um ponte de carro.
Sandro Capoferri
secretário provincial MZ

América do Norte

Os assessores de PV da América do Norte (US, CA, CGA) encontraram-se em Hales Corners dia 23 de fevereiro para planejarem juntos. Atenção especial foi dada ao à Jornada mundial da Juventude, programada para acontecer em Toronto em julho de 2002. Como podem os dehonianos inserirem-se nesta programação e ajudara reunir jovens?


*Lembre em suas orações


P. Ildefonso Campanale (IM)

Nasceu 04.08.1909
Professou: 24.09.1928
Foi ordenado: 28.06.1936
Morreu: 10.02.1-2001 em Bolognano, Itália

Membro da IM, ele cumpriu seus estudos no norte, quando na Itália havia só uma província. Estudou no seminário menor de Albino e no convento de Bolonha. De 1936 a 1939 foi formador em Albino. Durante a guerra, de 39 a 44, trabalhou em Pagliare. Em 44 foi a Bolonha, na igreja do Sufrágio, onde ficou até 48. Neste ano foi ao seminário de Foligno, onde ficou até 1957.

Foi conselheiro provincial da IT de 1954 a 1957. Em 1960 foi nomeado ecônomo da nova província italiana meridional, cargo que ocupou até 65. Foi então destinado à paróquia de Quarticciolo, periferia de Roma, onde ficou o resto de sua vida e tornou-se uma legenda por sua atuação nos meios populares. Poucos meses antes de morrer retirou-se para a casa de repouso de Bolognano, no norte da Itália.



+Gerard Stephen Giblin (BH)

Nascido: 10.12.1918
Professou: 02.07.1946
Foi ordenado: 04.07.1948
Morreu: 11.02.2001em Chester

Gerard (mais conhecido como Gibbs) dedicou sua longa vida ao serviço da comunidade. Ele foi prefeito de disciplina no seminário de Woodcote Hall, superior do escolasticado e tesoureiro. Vivia sempre sorrindo. Trabalhou ainda em Kilwinning e em várias paróquias a saber: Corby; Malpas: St Vincent’s Liverpool; Baguley and Stockport.

Era um cara legal e um padre se sólidos princípios foi um bom conselheiro para Província, a qual ele amava muito. Cada dia ele rezava a P. Dehon pelas vocações. Estava sempre interessado pelas pessoas e pelo que acontecia com elas. Era um sujeito aberto.

Muito ligado á sua família nunca esquecia de mandar um cartão ou algo assim nos aniversários que ocorriam.

Durante os últimos 18 meses enfrentou luta de vida e norte mas sua morte acabou surpreendendo assim mesmo.

Uma de suas conclusões favoritas nas homilias rezava assim;
 
 

“Que a Estrada venha ao teu encontro,
que o vento esteja sempre atrás de ti,
que o sol aqueça o teu rosto,
que a chuva caia mansinha em teus campos,
e, até que nos encontremos de novo,
Deus te leva em sua mão”.

Esta é nossa oração por ele.

(Michael Walshe – BH)


+Fr. Raymond NICKELS (EF)

Nasceu:4.1919
Professou.10.1940
Foi ordenado1945
Morreu: 2001 em Luxemburg



+P. Jerome Schaad (US)





Nasceu: 24.09.1938
Professou: 08.09.1957
Foi ordenado: 21.09.1966
Morreu: 26.02.2001 em Wauwatosa (WI), Estados Unidos

Natural de Columbus, Ohio, P. Jerry, freqüentou o seminário de Honesdale. Fez a teologia em H. Corners e diplomou-se em física na Universidade Católica da América, em Washington. Foi ordenado em Hales Corners.
Ordenado, lecionou física no seminário menor de Donaldson e mais tarde em Kilroe.

Depois, por quase trinta anos (1972-2001), conduziu as finanças da província US, cargo com o qual se identificou.
Nesta condição, ele integrou uma série de diretorias de organizações. Foi o mentor do filme produzido pela US “The Spitfire Grill”, cujos lucros foram usados na construção de uma escola no Mississipi.

P. Schaad foi membro da Comissão de finanças da Congregação (1992-2001), cargo que o fez viajar bastante, inclusive participar da Conferência geral, em Recife, Brasil.

Suas viagens nem sempre eram de trabalho. Em 1982, durante seu ano sabático, foi, de bicicleta, até o Alaska. “Foi uma temporada boa para rezar. O contato com a natureza evoca logo o Criador!", disse ele, em entrevista.

Há dois anos foi diagnosticada uma espécie rara de leucemia em seu sangue. Entretanto, só há um mês que ele deixou as atividades de ecônomo, para tratar-se.

P. Jerry morava no convento de Hales Corners